Mais
×

Como fazer um protetor para berço

Um berço de bebê de madeira tem grades duras dos quais o bebê precisa ser protegido. Ele pode machucar-se ao rolar em direção às grades ou até mesmo prender sua cabeça entre elas. Por isso, muitos pais instalam protetores de berço para proporcionar uma barreira macia entre a criança e as grades. Até mesmo um iniciante em costura pode produzir protetores de berço em uma tarde e economizar bastante dinheiro no processo. Protetores de berço feitos a mão são também um bom presente para se dar a pais esperando bebê.

Instruções

Protetor de berço protege o bebê de machucar-se nas grades (baby in the crib image by Tatyana Gladskih from Fotolia.com)

    Passo a passo

  1. Tire as medidas das laterais e extremidades do berço. Meça pelo lado de dentro, que é onde o protetor será posicionado. Acrescente 2,5 cm a cada medida para garantir espaço para a costura, cerca de 1,25 cm para cada lado. Anote todas estas medidas. Defina a altura que deseja para o protetor e anote também esta medida. Além disso, meça a distância entre o início da lateral e a grade central da mesma, pois é onde deverão ser costuradas as fitas para amarração.

  2. Faça o molde para o protetor de berço. Estique o papel pardo em uma superfície grande e lisa. Com a fita métrica, desenhe no papel o molde para o protetor, usando as medidas que você registrou no passo anterior.

    Desenhe dois retângulos grandes. Um será utilizado para as extremidades e o outro para as laterais. Marque no molde da lateral a medida da grade central, para saber onde deverá posicionar a fita de amarração.

  3. Corte o tecido a o enchimento. Estique duas camadas de seu tecido na sua mesa de trabalho. Os lados "certos" devem ficar voltados um para o outro. Posicione uma camada do enchimento de algodão sobre os tecidos. Posicione então um dos moldes sobre eles e fixe com alfinetes. Corte os tecidos e o enchimento utilizando o molde como guia.

    Corte dois conjuntos de tecido e enchimento para cada um dos moldes.

  4. Posicione as fitas de amarração. Corte 12 pares de fitas com 25 cm de comprimento. Prenda com alfinete um par em cada canto dos retângulos de tecido. Coloque as fitas entre as camadas de tecido, para que elas fiquem do lado certo do tecido e se estenda em direção ao centro do retângulo.

    Prenda também com alfinetes pares de fitas em cada marcação da grade central. Novamente, as fitas devem estar entre as camadas de tecido e direcionadas para o centro.

    As pontas das fitas devem estar niveladas à extremidade do tecido para que elas sejam costuradas junto ao protetor quando for costurar os tecidos, no próximo passo.

  5. Costure todos os retângulos a 1,25 cm das extremidades por quase toda a volta. Deixe aproximadamente 12 cm sem costurar para que você possa voltar o tecido para o lado certo.

  6. Faça como se fosse virar o tecido do avesso. Agora, o enchimento de algodão fica para dentro e as fitas todas para o lado de fora.

  7. Costure as aberturas deixadas anteriormente, à mão ou com a máquina. Dobre as extremidades cerca de 1,25 cm para coincidir com a costura já pronta. Alinhave as costuras com linha combinando. Agora o protetor está pronto para ser posicionado no berço e amarrado pelas fitas nas suas grades.

O que você precisa

  • Fica métrica
  • Lápis
  • Papel pardo
  • Tecido
  • Enchimento de algodão
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Fita
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Agulha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article