Mais
×

Como fazer um protetor de quadro com câmara de ar

Atualizado em 18 julho, 2017

Reduzir, reciclar, reutilizar. Os ciclistas estão acostumados com câmaras de ar furadas, vazando ou estouradas. Há algo útil que possa ser feito com essas câmaras inutilizadas? A resposta é... protetor de quadro! É uma tendência, tem estilo e protege o que há para ser protegido. E o melhor de tudo, é uma maneira de dar um uso sem gastos a algo que poderia se perder por todo o sempre nas entranhas da Terra. Utilizados em mountain bikes para proteger contra os impactos da corrente, em bicicletas de BMX para proteger as "jóias da família" ou em fixas/single speed para evitar marcas causadas pelo guidão. Um protetor de quadro feito com câmaras da ar atenderá a estas necessidades.

Instruções

Os protetores de quadro têm origem no BMX (bmx image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)
  1. Remova a válvula cortando ao seu redor com a tesoura. Aproveite para cortar a câmara ao meio. Você terá, então, um longo tubo de borracha em mãos.

  2. Faça um corte longitudinal ao longo de toda a câmara para formar uma longa e plana faixa contínua de borracha. Você pode fazer esse corte simplesmente deslizando a tesoura ao longo da borracha, como se estivesse cortando tecido.

  3. Escolha qual parte da sua bicicleta receberá a proteção. Geralmente, uma mountain bike precisará de proteção no quadro para aliviar os impactos causados pela corrente enquanto uma single-speed ou fixa poderá precisar do protetor no tubo superior, para evitar marcas na pintura causadas pelo guidão.

  4. Limpe bem a região do quadro que irá receber o protetor. Limpe também a câmara de ar e retire dela qualquer detrito.

  5. Caso queira, envolva a área a ser protegida com filme PVC para proteger a pintura no quadro.

  6. Comece enrolando a câmara de ar ao redor do quadro com firmeza, mas sem esticar demasiadamente a borracha. Após a primeira volta, comece a avançar sobre a área enrolando em espiral. Depois de enrolar algumas voltas, fixe a primeira volta que você fez com a fita adesiva. O ideal é que a fita adesiva cubra ao menos 1,5 cm da borracha e 2,5 cm do quadro.

  7. Continue enrolando a câmara ao redor do quadro em espiral. Cubra pelo menos 1 cm da volta anterior. Quanto mais curta for a sua espiral, ou seja, quanto mais você cobrir a volta anterior, mais grossa e macia será o seu protetor, mas também mais borracha será necessária.

  8. Utilize a fita adesiva para fazer o acabamento na outra ponta da câmara de ar da mesma maneira que você fez no começo.

  9. Verifique se toda a área desejada foi coberta. Se não, repita o processo com uma segunda câmara até conseguir toda a proteção necessária.

  10. Você pode fazer um acabamento adicional cortando uma tira fina da fita adesiva ou utilizando uma fita mais estreita. Você pode apenas seguir as bordas da câmara ou fazer um desenho cruzado. De qualquer maneira, isso irá deixar a câmara mais firme e acrescentará um charme personalizado à sua bicicleta.

    Reciclar uma câmara de ar representa um pouco a menos de borracha velha dispensada no solo (stack of old tires image by JoLin from Fotolia.com)

Dicas

  • Se você é um praticante de mountain bike utilizando o protetor para evitar danos causados pela corrente, você não precisa se preocupar muito com o acabamento decorado. Após algum tempo, seu protetor precisará ser substituído.
  • Sobras da borracha podem também ser usados para ajudar a evitar que acessórios presos à bicicleta arranhem a pintura. Além disso, a borracha evita que eles deslizem fora do lugar.

Aviso

  • Câmaras de ar contém enxofre, que podem causar manchas escuras na pintura do quadro. Para evitar que isso aconteça, envolva o quadro com filme PVC antes de enrolá-lo com a câmara de ar.

O que você precisa

  • 1 câmara de ar de MTB usada ou duas de ciclismo de estrada
  • Tesoura afiada
  • Fita adesiva resistente com no mínimo 45 mm de largura (tipo Silver Tape da 3M ou equivalentes)
  • Filme PVC (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article