×
Loading ...

Como usar protetor solar

O protetor solar serve para proteger a pele do sol, mas é importante lembrar que ele deve ser usado diariamente e não somente nos dias de calor, pois mesmo em dias nublados, por exemplo, a energia solar ainda está presente e seus raios nos atingem. Os dermatologistas também ressaltam que se deve usar o protetor não apenas no rosto, mas em todas as partes do corpo que estiverem expostas ao sol. O protetor ajuda a prevenir queimaduras, alergia, insolação e câncer de pele. Para garantir o efeito do produto, é preciso seguir alguns passos, como escolher o tipo certo de protetor e aplicá-lo corretamente. A seguir, você verá algumas dicas de como usar o protetor solar.

Instruções

O uso correto do protetor solar é importante para sua eficácia (Joe Raedle/Getty Images News/Getty Images)

    Escolhendo o protetor solar

  1. O fator de proteção solar (FPS) é muito importante na hora de escolher seu produto. Para escolhê-lo, é necessário considerar seu tom de pele, pois peles mais morenas, por terem mais melanina, podem ser protegidas por FPS mais baixos do que peles muito claras. O protetor com FPS 8, por exemplo, não é muito indicado, pois possui um fator de proteção muito baixo. Entretanto, ele pode ser usado em peles negras, desde que no corpo e não no rosto. Já o FPS 15 pode ser usado no rosto de quem tem a pele negra e morena e também no corpo de quem tem a pele mais clara. O fator 30 é indicado para o rosto de quem tem a pele branca, mas não muito clara, e também no corpo de pessoas sensíveis ao sol. O produto com FPS 50 é recomendado para pessoas com pele muito clara e para quem tem alterações na pigmentação da pele. O fator 60 serve para pessoas que buscam prevenir o envelhecimento precoce, pessoas com pele muito sensível e também para aquelas com histórico de câncer de pele.

    Loading...
  2. Na hora de escolher seu protetor solar, é preciso levar em consideração o tipo de pele. Quem tem pele seca deve optar por cremes e loções, enquanto as pessoas com pele oleosa devem procurar protetores em gel ou loções oil-free. Já as pessoas com peles normais ou mistas se adaptam bem a quase todos os tipos de protetores.

  3. É importante também saber que existem dois tipos de protetores: físicos e químicos. Embora a maior parte dos protetores seja uma mistura de ambos, deve-se entender a diferença entre eles. Os protetores físicos, constituídos de óxido de zinco e dióxido de titânio, são indicados para quem é muito sensível ao sol ou possui tendência a manchas, pois eles fazem uma barreira na pele. Já os químicos refletem a radiação e não permitem que ela entre na pele, mas precisam ser reaplicados com mais frequência que os físicos e não protegem tanto contra manchas quanto eles.

    Aplicando o filtro solar

  1. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se aplicar o protetor na proporção de 2 mg por cm², o que seria aproximadamente uma colher de chá para a área do rosto e do pescoço.

  2. Aplique o produto de 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol. Se for usar maquiagem, aplique o protetor antes de passá-la.

  3. Reaplique o protetor depois de entrar na água ou após duas horas de exposição ao sol.

Loading...

O que você precisa

  • Protetor solar adequado à sua pele.

Referências

Loading ...
Loading ...