Educação e ciência

Proteus mirabilis

Escrito por ashley hindsman | Traduzido por jesse mourao
Proteus mirabilis

Porteus mirabilis é uma bactéria que causa infecções do aparelho urinário

bacteria 18 image by chrisharvey from Fotolia.com

Proteus mirabilis é uma bactéria comumente encontrada no aparelho intestinal humano. O organismo proteus é parte da microbiota intestinal normal, mas também pode causar problemas sérios, tais como vários tipos de infecções intestinais. Infecções do aparelho urinário são a manifestação mais comum de infecções causadas por proteus. Essa bactéria causa cerca de 90% das infecções dos proteus e é considerada transmissível.

Outras pessoas estão lendo

Onde é encontrado

O Proteus é frequentemente encontrado em vários tipos de habitats, tais como instalações de cuidados de saúde e hospitais. Esse tipo de bactéria é muito comumente detectado na pele e na mucosa de pacientes e assistentes.

Fisiopatologia

A infecção de proteus depende de como esse organismo interage com o sistema imunológico do hospedeiro. O proteus deve primeiro se fixar ao tecido hospedeiro para iniciar o processo infeccioso, em que a fímbria determinará quão eficiente será a invasão. As fímbrias são pequenas projeções contendo substâncias químicas sobre a superfície do organismo. Elas permitem aos organismos fixarem-se em locais específicos de tecido do hospedeiro, tais como o aparelho urinário. Uma vez que o proteus esteja fixado nas células uroepiteliais, inicia vários eventos nas células endoteliais das mucosas. O proteus expele uma variedade de fluidos para dentro do hospedeiro, o que leva à infecção do aparelho urinário. Espécies de enterobacteriaceae, das quais o proteus faz parte, são os microrganismos mais comumente responsáveis ​​pela bacteremia gram-negativa -- a presença de bactérias na corrente sanguínea. Esses organismos invasores na corrente sanguínea causam várias reações inflamatórias e têm efeitos perigosos para o hospedeiro.

Síndrome da Resposta Inflamatória Sistemática

A Síndrome da Resposta Inflamatória Sistemática ou SIRS é a resposta do corpo à bactéria. A síndrome pode ser considerada um mecanismo de auto-defesa. A inflamação é a resposta do corpo a ocorrências inespecíficas que surgem a partir de catalisadores químicos infecciosos ou traumáticos. O corpo libera essencialmente citocinas para estimular o reparo de feridas e homeostase. Se a homeostase não for atingida, pode levar à disfunção de órgãos-alvo. A SIRS é responsável por uma taxa de mortalidade de 20% a 50%.

Outros fatos relacionados ao proteus

Cerca de 95% das infecções do aparelho urinário ocorrem quando as bactérias passam através da uretra e da bexiga. Mulheres sexualmente ativas são mais propensas a terem infecções do aparelho urinário. Homens sexualmente ativos também estão em grande risco, mas em menor grau do que as mulheres. Homens que fazem sexo anal desprotegido também estão em grande risco de infecção do trato urinário. Outros fatores de risco incluem o pênis não circuncidado ​​e sexo vaginal sem proteção.

Tratamento

A maioria das infecções do aparelho urinário pode ser tratada com antibióticos ao longo de vários dias. Outros casos mais graves podem ser tratados com cirurgia, mas apenas nos casos em que apresenta o cálculo renal estruvita é necessária uma cirurgia de remoção.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media