O que provoca o chiado no peito?

Escrito por jessica reed | Traduzido por monique monteiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que provoca o chiado no peito?
Chiado no peito? (an xray of a chest image by alma_sacra from Fotolia.com)

O chiado é um som estridente que parece um assobio e ocorre durante a respiração - geralmente quando alguém está expirando. Quando as passagens de ar estreitam, o chiado é o resultado. Ele pode ser provocado por vários problemas respiratórios, e é um sintoma característico da asma, embora possa ser um indicativo de outras doenças.

Outras pessoas estão lendo

Pneumonia

A pneumonia ocorre quando os pulmões se tornam inflamados e irritados, geralmente devido a uma infecção. Isso pode gerar chiado e tosse, e frequentemente ocorre após um resfriado ou doença. Normalmente, a tosse é forte o suficiente para expectorar o catarro e pode ocorrer com febre também. Devido à inflamação e à infecção nos pulmões, pode tonar difícil a respiração do paciente, o que leva ao chiado constante ou intermitente. Os pacientes devem consultar um médico imediatamente para o tratamento adequado.

Asma

A asma pode causar chiados também. Na verdade, é a causa mais comum dos chiados recorrentes. É importante notar que os indivíduos podem ter asma e nunca apresentar sinais de chiado - frequentemente é um sintoma de asma, mas nem sempre. Se você estiver ofegante por causa da asma diagnosticada, siga o protocolo estabelecido do tratamento dela. Consulte seu médico se começar a sentir chiado e sintomas de asma, como falta de ar, aperto no peito, tosse ou dificuldade para dormir.

Resfriado comum

O resfriado comum pode ocasionar respiração ofegante quando o peito torna-se congestionado, o que é diferente de uma pneumonia. O resfriado e o chiado irão embora por conta própria, desde que o paciente faça bastante repouso e beba muito líquido. Ele é causado por congestão, mas não há uma grande inflamação ou irritação nos pulmões. No entanto, um resfriado pode se transformar em pneumonia. O chiado no peito, que continua por um longo período de tempo, deve ser verificado por um médico.

Bronquite

A bronquite é a inflamação ao longo dos brônquios - o tubo que leva e trás ar para os seus pulmões. Ela muitas vezes é consequência de um resfriado ou vírus. Se for considerada aguda, poderá passar, mas você pode tossir por semanas. Os casos crônicos de bronquite - inflamação crônica e irritação dos brônquios - são causados pelo tabagismo, poluição do ar, poeira e gases tóxicos no local de trabalho. A bronquite crônica é considerada grave, e seus sintomas incluem tosse, chiado, falta de ar, fadiga e desconforto no peito.

Câncer

Embora improvável, o chiado pode ser causado por um tumor ou outra forma de câncer no sistema respiratório. Este é um caso raro e é encontrado mais comumente em pacientes que fumam ou usam tabaco. Já que o chiado é um sintoma comum em fumantes, muitos não procuram tratamento e não percebem que têm câncer de pulmão até que tenham alcançado um estágio avançado. Os sintomas podem progredir de chiado para tosse com sangue ou dor no peito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível