Mais
×

O que provoca folhas amarelas nas aboboreiras?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Plantar uma horta fornece comida para a família. No entanto, é preocupante quando as aboboreiras que você trabalhou tão duro para conseguir cultivar ficam com manchas amarelas nas folhas. Essas manchas podem indicar doença ou algum outro problema que você pode facilmente resolver ou evitar em hortas futuras.

Mantenha suas aboboreiras saudáveis, evitando alguns problemas que causam as folhas amarelas (Squash image by nix pix from Fotolia.com)

Água

Dê às suas aboboreiras bastante água. Embora essas plantas sejam bastante resistentes ao calor, a falta de irrigação pode fazer com que as folhas tornam-se amarelas. Para evitar que isso aconteça, garanta que elas recebam cerca de 5 cm de água por semana. Se houver uma falta de chuva, pense em completar. Você pode usar uma mangueira ou aspersão com água doce ou usar água suja e velha, se a sua comunidade estiver passando por uma seca. Coloque a água suja em um balde a cada dia e, em seguida, molhe suas plantas. Certifique-se de regar a base das mesmas e não derramar água sobre as folhas. Você pode precisar de um pouco mais de água, se o clima estiver extremamente quente. Certifique-se de regar no início da manhã ou à noite, para permitir que as plantas absorvam a água antes que o sol quente a evapore. Muita água, especialmente no tempo mais frio pode fazer com que as folhas também fiquem amarelas.

Insetos

Procure por vestígios de brocas de videira, quando você perceber que as folhas da sua aboboreira estão ficando amarelas. As folhas começam a amarelar onde a broca primeiro furou e depois o amarelamento se expande por todo o resto da folha. Você também pode dizer se é um problema de broca de videira, se ver serragem na base da planta. Às vezes, a remoção do inseto pode salvar a planta, mas frequentemente o dano na planta é grande demais para salvá-la.

Deficiências do solo

Verifique se o seu solo tem os nutrientes adequados antes de plantar a sua aboboreira. O solo precisa ter abundância de ferro. Trate-o com um fertilizante ou adubo antes de semear ou plantar as mudas para evitar as folhas amareladas. Muita rega também pode esgotar o ferro no solo. Mantenha suas regas com cerca de 5 cm por semana. Se o seu solo for deficiente em ferro, compre um ferro líquido em uma loja de material para jardins e acrescente-o quando molhar suas plantas.

Doenças

A murcha bacteriana é comum em aboboreiras, o que também provoca o amarelamento das folhas. Para determinar se a sua planta tem de fato a murcha bacteriana, corte apenas um pequeno pedaço de caule e divida-o ao meio. Se o "suco" dentro parecer mais viscoso do que aguado, é na verdade a murcha bacteriana. Não há cura para ela. Retire as plantas afetadas imediatamente para evitar a propagação da doença. Você também pode querer fazer alguma compostagem extra ou adubação nesta área da horta e abster-se de plantar qualquer coisa neste ponto específico durante um ano.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article