Psicologia do contato visual

Escrito por lisa parris | Traduzido por ivy geromini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Contato visual é um elemento importante no estabelecimento e desenvolvimento de uma relação. Aprender a entender essa forma de comunicação não verbal pode ajudá-lo a decodificar as mensagens que estão tentando te enviar enquanto estão te olhando fixamente ou evitando seu olhar.

Outras pessoas estão lendo

Oculésica

A oculésica é o estudo do contato visual. Essa forma de comunicação não-verbal ocorre quando duas pessoas olham no olho uma da outra ao mesmo tempo. Apesar da ocorrência e entendimento do contato visual deferir entre as culturas, isso é considerado uma das mais efetivas ferramentas na criação de poderosas ligação comunicativas entre duas pessoas. Os olhos já foram aclamados como "as janelas da alma" e muito pode ser aprendido sobre uma pessoa só por olharmos em seus olhos, mas antes você precisa aprender como lê-los.

Contato Visual

Quando você é apresentado a pessoas, olhá-las nos olhos ou evitar olhar fixamente enviará uma mensagem instantânea. Olhar os outros nos olhos durante uma apresentação diz a ele que você têm consideração por eles ou está confiante de si mesmo. Pessoas são naturalmente atraídas por aqueles com valor próprio. Pensando bem de você mesmo não é o mesmo de ser egocêntrico ou egoísta. A auto-confiança é transmitida pelo contato visual durante uma apresentação quando as duas partes estão em uma posição confortável.

Durante uma conversa, quando você faz contato visual com o interlocutor, você está dizendo que você está escutando e está interessado no que ele tem pra dizer.

Olhando Fixo

Olhar alguém nos olhos é uma coisa boa. Olhar alguém nos olhos e nunca em qualquer outro lugar é um apenas um pouco aterrorizante. Contato visual constante é ameaçador e desconfortável para o objeto de sua afeição visual.

Contato visual constante pode ser um sinal de decepção. Uma pessoa pode estar ativamente tentando se prevenir quando mentindo, distorcendo o seu contato visual comum. Isso faz com que ele olhe fixamente.

Para manter um nível saudável de contato visual, especialistas em comunicação recomendam olhar nos olhos em intervalos de quatro a cinco segundos, olhando pra outro lugar brevemente -- em sua boca, olhos ou alguma coisa por perto --, restabelecendo o contato visual.

Aversão

Quando você falha em olhar uma pessoa no olho, geralmente significa que você está escondendo algo. Mesmo se for apenas porque você é tímido ou está nervoso, vai parecer desonesto e enganador. A pessoa falando com você pode estar se perguntando o que você pode estar tentando esconder. Você está o achando chato? Não atraente? Uma perda de tempo? Ele vai interpretar mal como você se sente sobre ele, levando-o a presumir coisas que podem ser pouco lisonjeiras. Essa situação social infeliz pode ser facilmente evitada se você fizer um contato visual casual.

Direção

Quando você está falando com alguém e pausa para pensar em uma resposta, preste atenção pra que lado os olhos dele se movem. A pessoa que está olhando pra sua esquerda está acessando sua memória, está tentando recordar-se de fatos antes de retransmiti-los a você. Uma pessoa que olha pra sua direita está acessando à sua parte criativa do cérebro. Ele está inventando uma versão dos eventos ou da estória para te contar.

Pupilas

Uma parte do contato visual que você não tem controle é o tamanho de suas pupilas. Em 1975, Eckhard Hess descobriu que as pupilas fazem mais do que simplesmente reagir à luz. Quando estamos interessados no que a pessoa está falando ou o assunto que está sendo falado, nossas pupilas dilatam. Quando estamos entediados, elas ficam menores. Para verificar, na próxima vez que você estiver com um amigo, fale sobre algo que você sabe que ele se interessa, de repente mude de assunto e mude para os seus impostos anuais e observe suas pupilas mudarem.

Sumário

Compreender a psicologia do contato visual pode ajudá-lo a ter sucesso ao cultivar relacionamentos, pessoais e profissionais. Você pode demonstrar um interesse nos outros por interagir com a conversa e manter o contato visual em intervalos saudáveis. A profundidade do seu relacionamento será ampliada fazendo um esforço para aprimorar sua habilidade de comunicação não-verbal, percebendo o que elas querem dizer sem nenhuma palavra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível