×
Loading ...

Como publicar histórias em quadrinhos na internet

Atualizado em 17 abril, 2017

Com o avanço da internet, aspirantes de criadores de quadrinhos têm uma tela quase ilimitada para exercer a sua criatividade e experimentar técnicas novas para suas histórias. Enquanto quadrinhos impressos são limitados pelas dimensões e contagens das páginas, quadrinhos na internet são o oposto. Outra vantagem é a distribuição; qualquer pessoa do mundo com acesso a internet pode ler a história, enquanto as pessoas que quiserem ler uma história em quadrinhos impressa devem achá-la pessoalmente, ou encomendá-la de uma loja online. Levando tudo isso em consideração, por que não publicar a sua história em quadrinhos na internet?

Instruções

Assim como os jornais, os quadrinhos estão migrando para internet com maior frequência (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Faça você mesmo

  1. Converta o seu livro de história em quadrinhos para arquivos digitais ".jpg" para 72 dpi. Utilize um programa de edição de imagem como o Photoshop, Fireworks ou Adobe Illustrator, e certifique-se de que a largura não seja maior do que 800 pixels e que a altura não seja maior do que 600 pixels. Salve esses arquivos em uma pasta de fácil acesso no seu computador. Arquivos como "TIF", "PDF", "PNG", entre outros, são normalmente muito grandes para aplicativos online e demoram para carregar.

    Loading...
  2. Transfira as suas páginas da história para o seu site como qualquer outro arquivo de imagem. É possível fazer isso com todo o arquivo de uma só vez, ou colocar uma página por dia ou por semana, ou como você quiser atualizar os seus leitores para sempre fazê-los voltar para ler um pouco mais. É uma boa ideia criar uma página adicional no seu site para cada página nova da sua história.

  3. Continue criando e atualizando o seu site para que os seus leitores sempre o visitem. Divulgue a sua história em quadrinhos nas redes sociais que você frequenta para conseguir novos leitores.

    Quadrinhos em sites de hospedagem

  1. Faça uma conta em um site de hospedagem de quadrinhos, como o Drunk Duck, Comic Fury ou Smack Jeeves.

  2. Transfira os seus arquivos ".jpg" para o site, e lembre-se de verificar o tamanho aceito de acordo com as especificações. Para isso, veja o tutorial simples disponível no próprio site. Gerencie os arquivos (organize, apague, adicione outros) pelo painel de instrumentos de suas contas nos sites de hospedagem.

  3. Divulgue a sua história em quadrinhos em redes sociais e nos fóruns dos sites de hospedagem. Além disso, esses fóruns são ótimos lugares para receber dicas, comentários e críticas de outros criadores de histórias em quadrinhos.

Loading...

Dicas

  • Caso não tenha um site para publicar a sua história em quadrinhos e não queira utilizar um site de hospedagem, é possível utilizar um blog do blogger.com ou Wordpress, que são sites que necessitam de poucos ajustes.
  • A melhor maneira de aumentar a sua audiência é adicionar material novo em um cronograma definido. Por exemplo, caso decida colocar uma página nova toda segunda-feira, é importante cumprir esse cronograma. Se o seu material for bom, os seus leitores acessarão o seu site toda segunda para uma nova dose de entretenimento feita por você.

O que você precisa

  • Computador com programa de edição de imagem
  • Site
  • Arquivos digitais de história em quadrinhos
  • Conta em site de hospedagem de histórias em quadrinhos (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...