Como a publicidade influencia as pessoas?

Escrito por amy handlin | Traduzido por bruno queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como a publicidade influencia as pessoas?
A publicidade ajuda o consumidor fornecendo informações apropriadas do produto (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A publicidade, uma das características marcantes do capitalismo moderno, ajuda a alimentar a economia, motivando os compradores e auxiliando os vendedores. Ela é geralmente é agregada a outras técnicas de promoção, como a venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas, e é o centro da estratégia de marketing para a maioria dos bens de consumo. A publicidade influencia as pessoas através da persuasão, instrução e reafirmação. Também influencia na maneira com a qual você faz compras, tornando-as mais simples, além de ajudar a regular os preços dos produtos anunciados.

Outras pessoas estão lendo

Educação

A publicidade é um meio eficaz de passar informações sobre os produtos e serviços a um grande número de consumidores de uma só vez. Esta informação desempenha um papel fundamental na educação das pessoas sobre as funções e características das diferentes marcas de produtos, como eles funcionam, quanto custam e onde podem ser encontrados. Como as informações dos anúncios vêm diretamente do fabricante, elas são mais confiáveis do que fontes secundárias. Isso ajuda os compradores a fazerem escolhas mais condizentes com as suas necessidades e desejos.

Persuasão

Usando técnicas criativas como associações diretas a marca, a publicidade pode convencer as pessoas de que um produto é melhor que o outro, e que pode melhorar suas vidas ou trazer-lhes uma satisfação pretendida. A publicidade pode motivá-las a agirem depressa, para que procurem um nova marca, resgatem cupons ou solicitem mais informações. Ao chamar a atenção para os diferentes usos de um produto, a publicidade também incentiva as pessoas a comprarem em maior volume e/ou com mais frequência do que deveriam.

Reafirmação

Antes que um consumidor conclua a compra, a publicidade pode ajudá-lo a confirmar se ela está comprando o que deseja. Mesmo depois que a transação foi feita, a publicidade atua, lembrando ao consumidor o porquê que ele gastou dinheiro e assegurando-lhe que fez a escolha certa. Esta técnica de reafirmação é especialmente importante quando o produto for muito caro ou se a escolha foi arriscada. Em outras palavras, isso ajuda a eliminar o desconforto psicológico, vulgarmente conhecido como "remorso do consumidor".

Simplificando as compras

Ao reduzir a necessidade do consumidor de procurar pelos produtos nas prateleiras das lojas, a publicidade torna as compras mais simples e rápidas. Ela ajuda a eliminar riscos desnecessários e facilita a tomada de decisões no momento da compra. Particularmente, quando se trata de produtos bastante consumidos, como salgadinhos, videogames, pasta de dente ou xampu, os consumidores confiam profundamente na publicidade para eliminar alternativas inadequadas e rapidamente orientá-los em direção dos produtos mais promissores.

Regulando preços

Em muitas categorias de produtos, como as linhas aéreas e carros, a publicidade estimula a concorrência direta nos preços. Comumente, ao longo do tempo, são reduzidas as despesas com marketing e distribuição, mantendo as pessoas informadas, motivando-as a comprar, e encorajando compras repetidas e de alto volume. Além disso, já que um simples anúncio pode influenciar simultaneamente milhões de consumidores, ele torna-se mais eficiente do que a venda pessoal ou outras ferramentas de marketing personalizadas. Com o tempo, essas reduções de custo ajudam as empresas a abaixarem os preços cobrados ao consumidor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível