Porque pulverizar as plantas com água antes de uma geada

Escrito por jeff farris | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Porque pulverizar as plantas com água antes de uma geada
Flores de morango no início da temporada pode ser vítimas de geada (strawberry image by matko from Fotolia.com)

A geada no período errado da primavera pode devastar determinadas culturas. As árvores frutíferas, citrinos e morangos são particularmente vulneráveis. As árvores frutíferas e morangos florescem muito cedo na primavera. Um calor incomum no final do inverno, seguido por temperaturas frias e geadas, pode acabar com uma cultura inteira em uma área. Produtores comerciais tomam medidas extremas para salvar sua colheita. Um método usado por muitos cultivadores é a aplicação de água.

Outras pessoas estão lendo

Como funciona

De acordo com a cooperativa de extensão do Alabama, EUA, quando 1 g de água congela, ele libera 80 calorias de calor. A folha da planta cercada por água que está congelando permanecerá em 0º C durante o tempo que o processo de congelamento estiver ativo.

Quando o método encerra

A aplicação contínua de água é crucial. É o processo de congelamento que protege as flores (ou frutas). Quando o congelamento para e a evaporação começa, a temperatura desce. O processo funciona bem quando as temperaturas estão oscilando em torno de zero, mas por volta dos - 6 ºC, a formação de gelo sobre os galhos das árvores se acumulam rapidamente, e os ramos podem se quebrar facilmente. O vento também diminui a eficácia do processo, uma vez que acelera a evaporação.

Porque esse método é usado

A irrigação é uma das muitas formas de proteção contra geadas ativas. As outras incluem aquecedores, geração de energia eólica e de saturação do solo. Molhar o solo em um pomar ou campo é o método menos caro, mas o menos eficaz também. O aquecimento e geração de energia eólica são muito eficazes, mas muito caros. Se a previsão de temperatura é de cerca de -1 a -0,5 º C e os ventos estão previstos para abaixo de 5 km/h, pulverizar as flores ou frutas vai oferecer uma boa proteção ao menor custo.

Problemas

O processo deposita uma grande quantidade de água no pomar ou no campo em um momento que pode ser não muito ideal. O morangos, por exemplo, são facilmente danificados pelo excesso de água. Se as temperaturas caem demais ou o vento bate de forma inesperada, o método pode causar mais danos do que benefícios. Se a água congelar antes de cair sobre as flores ou frutas, isso certamente vai causar mais danos do que bem. Isto é indicado por uma aparência leitosa de gelo, em vez de uma aparência cristalina.

Uso do proprietário

Os proprietários que procuram salvar sua colheita podem procurar outros métodos, como envolver totalmente as árvores ou plantas em cobertores de proteção. A pulverização para proteção contra geadas não é tão simples como ligar um irrigador de grama e deixá-lo funcionando por toda a noite toda. As taxas de aplicação e avaliação das condições de desenvolvimento durante a noite são fundamentais para a sobrevivência das árvores e plantas. Seria uma vergonha matar suas fruteiras apenas pela tentativa de salvar um ano de colheita.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível