Purificadores de ar funcionam?

Escrito por bud maxwell | Traduzido por matheus castro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Purificadores de ar funcionam?
Purificadores de ar removem partículas, mas ao fazer isso também podem danificar a camada de ozônio

Desde que o artigo de 2005 da organização Consumer Reports lançou dúvidas quanto ao fato de purificadores de ar realmente funcionarem, pessoas à procura de produtos para a limpeza de ar em interiores e, em alguns casos, para aliviar problemas respiratórios tiveram de realizar uma extensa pesquisa para ver se tal produto existe. A boa notícia é que, sim, purificadores de ar removem partículas, mas ao fazer isso também podem danificar a camada de ozônio.

Outras pessoas estão lendo

Qualidade de ar interno (QAI)

Quando pensamos em toda a poluição do ar emitida por automóveis e fábricas, raramente consideramos o que poderia estar acontecendo dentro de nossas próprias casas. A poluição que permeia o ar exterior muitas vezes fica altamente concentrada em nossas casas devido à ventilação inadequada. Materiais de construção, tais como carpetes e madeira compensada, emitem formaldeídos, e tintas produzem compostos orgânicos voláteis (COV), então a limpeza do ar em interiores é um objetivo para muitos, especialmente para aqueles que sofrem de problemas respiratórios ou alérgicos. Na verdade, a Environmental Protection Agency (agência norte-americana de proteção ambiental) enfatiza que o ar interior pode ser até cem vezes mais poluído do que o ar exterior.

Limpadores de ar versus purificadores

A limpeza do ar interior começa com um filtro de forno em toda casa, que é bastante eficaz na remoção de poeira e pólen, mas é deficiente na remoção de fumaça ou partículas menores. Utilizados em conjunto com o forno de filtro, filtros HEPA (com alta eficiência na separação de partículas) são feitos de papel plissado e são considerados os melhores por muitos devido a sua capacidade de limpar contaminantes maiores do ar.

Purificadores de ar iônicos

Purificadores de ar iônicos são geralmente pequenas unidades portáteis que podem ser movidas de sala em sala. Eles purificam o ar através do envio de íons carregados negativamente. Os íons carregados reagem com as partículas e, quando a poluição entra em contato com as lâminas no interior da unidade, elas grudam. Geralmente considerado bom modo para purificar o ar, esse modelo é usado ​​em fazendas de frango para reduzir a poeira das penas, bem como em submarinos norte-americanos.

Manutenção da unidade

Purificadores de ar de papel, junto com os filtros de fornalha, simplesmente impedem a passagem de poluição e devem ser limpos ou substituídos a cada poucos meses. Um inconveniente notável ao utilizar esse tipo de filtro é que se tornam mais obstruídos quando fluxo de partículas de ar é reduzido.

Mesmo que purificadores iônicos façam um trabalho melhor na remoção da poluição do ar, eles também possuem seus próprios problemas com a limpeza. Quando as lâminas de coleta enchem de partículas, algumas delas têm uma tendência a expulsar para fora da unidade de dispersão um produto conhecido como "pó negro", um ar mais sujo do que o normal. A limpeza regular das lâminas de coleta é uma obrigação. De modo geral, purificadores removem as partículas do ar se tiverem manutenção adequada.

Prevenindo a poluição interna

Nem todos os purificadores de ar são criados igualmente. Deve-se realizar uma extensa pesquisa antes de fazer uma compra. A prevenção, ainda assim, percorre um longo caminho para reduzir a poluição interior. A instalação de pisos de madeira, em vez de carpete, irá manter os níveis de poluição baixos. Mantenha os produtos químicos e solventes apenas em uma garagem bem ventilada e controle o bolor e as bactérias no banheiro. Qualquer que seja o tipo de filtro que você escolher, seja ela um filtro para a casa toda ou um purificador portátil, certifique-se de verificar os comentários publicados acerca de cada modelo e busque informações para verificar o histórico da empresa que oferece o produto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível