Purificadores e umidificadores de ar são diferentes?

Escrito por noel shankel | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Purificadores e umidificadores de ar são diferentes?
Ambos podem aliviar os sintomas associados ao ar interior ruim (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Embora possam parecer ser a mesma coisa, um purificador de ar e um umidificador na realidade são feitos para realizar tarefas diferentes. Ambos os dispositivos alteram o ar interior que respiramos e reduzem os sintomas associados ao ar interior ruim, mas operam de diferentes formas. Antes de comprar um ou outro, avalie a quantidade de espaço livre em sua casa, pois ambos os dispositivos são vendidos em vários tamanhos.

Outras pessoas estão lendo

Umidificadores

Um umidificador é um dispositivo usado em casas para ajudar a aliviar os problemas físicos associados a lábios ressecados, pele seca, garganta seca e nariz seco, de acordo com a Environmental Protection Agency (EPA). Eles liberam umidade no ar, aliviando a carga destes sintomas. A umidade liberada por um umidificador também auxilia contra os efeitos do aquecimento no inverno, como a eletricidade estática e rachaduras da pintura e em móveis. No entanto, não deve-se usar um umidificador em excesso, de acordo com a EPA. O uso excessivo pode levar à proliferação de organismos biológicos dentro de sua casa, como os ácaros.

Purificadores

Os purificadores de ar são ligeiramente diferentes dos umidificadores. Eles são construídos para reduzir - ou eliminar - a concentração de contaminantes no ar, como a fumaça, o mofo, a poeira e o pólen. Ao chegar ao mercado, os purificadores de ar eram chamados de limpadores de ar. É possível comprar um purificador de ar projetado para limpar uma sala ou área específica, ou um projetado para purificar uma casa inteira. Ele pode ser portátil, ou instalado permanentemente dentro de sua casa. Embora ambos reduzam doenças interiores, o purificador não libera umidade no ar.

Tipos

Os purificadores de ar são construídos usando diferentes tecnologias. De acordo com a AirPurifiers.com, os purificadores que usam HEPA, UV, carvão ativado e tecnologia eletrostática são os melhores tipos para a limpeza do ar interior, sem causar danos no processo. Os purificadores de ar que utilizam a tecnologia de ozônio têm sido apontados como prejudiciais a animais e seres humanos, causando sintomas de asma e formando cicatrizes nos pulmões. Existem diferentes tipos de umidificadores também, incluindo as versões ultrassônicas e impulsoras. Um umidificador ultrassônico utiliza vibrações ultrassônicas para criar névoa fria, enquanto um propulsor usa um disco giratório para produzir névoa fria. Os umidificadores podem ser portáteis, incorporados em um armário ou instalados no ar-condicionado e sistemas de aquecimento.

Cuidados adequados

Tantos os umidificadores quanto os purificadores de ar devem ser cuidados de forma adequada, caso queira que eles funcionem devidamente. Os umidificadores portáteis podem ser limpos a cada 3 dias, e devem ter sua água trocada diariamente, de acordo com a EPA. Mantenha a área ao redor do umidificador seca. Sempre certifique-se de trocar o filtro em seu purificador de ar, como recomendado no manual do fabricante. Diferentes tipos de filtros — como filtros HEPA ou de carvão — precisam ser trocados em tempos diferenciados. O site Achooallergy.com oferece um programa gratuito que envia um lembrete para mudar o filtro no momento certo. Veja referências para mais informações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível