×
Loading ...

Os puxadores de armário podem ser pintados com spray?

Atualizado em 17 abril, 2017

Para enfeitar um cômodo, você pode substituir os armários ou pintá-los por conta própria para dar uma reformada rápida. Uma camada de tinta pode rejuvenescê-los e fazer todo o cômodo onde eles estão parecer diferente. Ao reformar os armários, os puxadores são tão importantes quanto as gavetas e a porta. Embora talvez precise substituir alguns puxadores por outros, é possível pintá-los por conta própria em casa.

Você pode pintar com spray os puxadores metálicos de armários (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Madeira

Pode-se pintar os puxadores de madeira do armário com spray, mas é preciso limpá-los completamente antes ou haverá o risco de a pintura ficar mal feita ou irregular. Uma vez que a madeira é porosa, use uma primeira demão. Depois, aplique a tinta de spray nos puxadores. Após a camada secar, aplique outra camada caso queira uma coloração mais escura. Depois que a tinta secar, aplique um selador para garantir que a água não penetre.

Loading...

Metal

Os puxadores metálicos de armário não são porosos como os de madeira, então não é preciso se preocupar com a umidade. Use uma lixa para lixar o metal um pouco, apenas para garantir que a primeira demão e a tinta tenham a que aderir. Depois de lixar, aplique a primeira demão e deixe secar. Aplique a tinta em spray em toda a superfície e deixe-a secar novamente -- não há necessidade de aplicar selador, embora você possa adicioná-lo caso queira. Caso não goste da cor ou apenas queira mudá-la posteriormente, basta lixar e aplicar uma demão novamente e tentar outra cor.

Material plástico e laminado

O plástico e o laminado são substâncias escorregadias. Tente pintar com o spray esses tipos de puxadores como eles estão e, no fim, você terá uma pintura bagunçada e que escorrega sem parar no lugar. Embora eles possam ser pintados, eles precisam ser lixados muito mais para tornar a superfície menos lisa. Como esses materiais são relativamente baratos, a substituição deles pode ser mais barata do que a pintura. Caso precise mesmo pintá-los, compre lixas, pois será necessário lixá-los bem. Será preciso também usar uma primeira demão -- possivelmente várias camadas -- antes de aplicar a tinta em spray para que adira sem gotejar.

Quando substituir

Alguns puxadores de armário e maçanetas podem não valer o tempo e o esforço da pintura. Além disso, as maçanetas de plástico e laminadas e alguns puxadores de metal ou madeira podem não ser bons para pintar. No caso de peças de madeira, procure por sinais de mofo, umidade e empenamento. Se um desses problemas estiver presente, descarte e compre uma peça nova. Para os puxadores metálicos, procure por oxidação ou ferrugem; embora talvez seja possível lixar a ferrugem, o trabalho pode não compensar. Dependendo da gravidade, substitua a peça em vez de pintá-la.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...