×
Loading ...

Como fazer um quadrado de crochê abacaxi

Atualizado em 17 abril, 2017

O design do crochê abacaxi é um motivo clássico, normalmente utilizado em toalhinhas decorativas, toalhas de mesa e em "caminhos de mesa" quando feitos em fio. Também pode ser utilizado para fazer roupas: em fio pode ser usado para se fazer um enfeite para um vestido ou uma blusa, uma regata rendada ou um colete. Utilizando fios macios, você pode utilizar o motivo abacaxi para fazer xales ou camisolas rendadas. Esse motivo em particular é um simples quadrado de quatro abacaxis.

Instruções

Faça um crochê abacaxi! (Maria Teijeiro/Photodisc/Getty Images)

    Seção 1

  1. Faça seis pontos correntinha. Junte em um laço. Faça três pontos correntinha e onze pontos altos no laço. Junte ao topo dos três pontos correntinha.

    Loading...
  2. Faça três pontos correntinha (conte como o primeiro ponto alto) e então um ponto alto no mesmo ponto. Faça mais dois pontos altos em cada ponto alto do passo anterior. Junte ao topo do primeiro ponto.

  3. Faça cinco pontos correntinha, pule dois pontos altos e faça um ponto baixo no terceiro ponto. Repita mais seis vezes. Faça dois pontos correntinha e um ponto alto no primeiro dos cinco pontos correntinha. Você deverá ter oito laços.

  4. Faça três pontos correntinha (conte o primeiro ponto correntinha de três como o primeiro ponto alto), mais dois pontos altos, dois pontos correntinha, e mais dois pontos altos. Esse é um ponto em concha.

  5. Faça cinco pontos correntinha, um ponto baixo no próximo laço e quatro pontos correntinha. Faça um ponto em concha no próximo laço. Repita por toda a volta e termine com cinco pontos correntinha onde começou. Você deverá ter quatro pontos em concha igualmente espaçados, com dois laços no meio de cada.

  6. Faça um ponto baxíssimo no centro da primeira concha, e um ponto em concha. Faça cinco pontos correntinha e um ponto baixo no próximo laço, duas vezes. Faça cinco pontos correntinha e ponto em concha no centro da próxima concha. Repita em toda a volta e termine com cinco pontos correntinha. Junte onde começou.

  7. Faça um ponto baxíssimo no centro da primeira concha, seguido por um ponto em concha. Faça três pontos correntinha, e seis pontos altos no laço central. Faça três pontos correntinha e um ponto em concha na próxima concha. Continue ao redor do quadrado da mesma maneira. Termine com três pontos correntinha. Junte no começo.

  8. Faça um ponto baxíssimo no centro da primeira concha e um ponto em concha. Faça três pontos correntinha e um ponto alto no topo do próximo ponto alto. Faça um ponto correntinha. Repita quatro vezes. Ponto alto no próximo ponto alto e três pontos correntinha. Faça um ponto em concha no próximo ponto em concha. Continue da mesma maneira até o começo e junte.

  9. Faça um ponto baxíssimo no centro da primeira concha, três pontos correntinha (conte o primeiro como ponto alto), ponto alto no mesmo espaço. Faça dois pontos correntinha, mais dois pontos altos no mesmo espaço, repita mais uma vez. Faça mais cinco pontos correntinha. Ponto baixo no primeiro laço, três pontos correntinha. Repita três vezes, ponto baixo no último laço, cinco pontos correntinha. Continue da mesma maneira até o começo e junte.

  10. Faça um ponto baxíssimo no centro do espaço dos dois pontos correntinha. Faça um ponto em concha. Uma correntinha, e mais uma concha no próximo espaço dos dois pontos correntinha. Faça seis pontos correntinha. Ponto baixo no primeiro laço. Três pontos correntinha; ponto baixo no próximo laço, repita duas voltas, ponto baixo no ultimo laço; seis pontos correntinha e uma concha em cada um dos espaços dos dois pontos correntinha. Continue da mesma maneira até o começo e junte.

  11. Continue por mais três voltas, diminuindo um laço e aumentando os pontos correntinha entre as conchas e os laços em mais um ponto por volta. Na terceira volta, simplesmente dê um ponto baixo no centro do ultimo laço. Termine e teça a cauda.

Loading...

Dicas

  • Use um gancho de 1,5 mm para colchas de algodão, um gancho de 3,5 mm para fios fino ou bebê, e um gancho de 4 mm para fios de lã médios.
  • Faça um quadrado maior aumentando o número de pontos duplos no laço central do passo 7 ao 10. Isso aumentará o número de passos, mas continue aumentando o número de correntinhas entre as conchas e os laços.

O que você precisa

  • Gancho de crochê no tamanho apropriado
  • Fio ou colcha de algodão
Loading ...
Loading ...