Conhecimento

Como fazer um quadrado em desenho geométrico

Escrito por caitlin corkery | Traduzido por beatriz palma
Como fazer um quadrado em desenho geométrico

Para construir os lados de um quadrado, será necessário um compasso de esboço com uma ponta afiada

BananaStock/BananaStock/Getty Images

As aulas de desenho geométrico, muitas vezes, são intimidantes para alunos que acabaram de conhecer a geometria, mas, com um pouco de prática e compreensão, elas podem ser um desafio agradável. A maioria das construções geométricas são simples variações da aplicação de dois conceitos básicos: a bissetriz perpendicular e a cópia de segmento. A construção dos lados de um quadrado não foge à regra. Com um segmento de linha, é possível construir os três adicionais para formar um quadrado perfeito.

Nível de dificuldade:
Moderado

O que você precisa?

  • Lápis
  • Papel
  • Compasso
  • Régua

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça um segmento de reta e chame uma de suas extremidades de "A". A outra extremidade deve ser chamada de "B". Alinhe uma régua ao segmento e use um lápis para prolongá-lo até além do ponto B. Certifique-se de que a nova linha possua pelo menos o mesmo comprimento do segmento AB.

  2. 2

    Coloque a ponta de metal do compasso sobre o ponto B e ajuste sua abertura para que a ponta com o lápis toque o ponto A. Mantendo a ponta de metal firmemente sobre o ponto B, gire o lápis para desenhar um pequeno arco que intersecte a linha; chame esse ponto de intersecção de "C".

  3. 3

    Coloque a ponta de metal do compasso sobre o ponto A e ajuste a abertura para que ela seja levemente maior que o comprimento AB. Mantendo a ponta em A, desenhe um arco sobre a linha AC. Sem alterar a abertura do compasso, coloque a ponta de metal sobre o ponto C. Desenhe um arco sobre a linha AC, interseccionando com o arco feito anteriormente. Use uma régua e um lápis para desenhar uma linha partindo do ponto B e estendendo até o ponto de intersecção dos arcos. A linha resultante será perpendicular a AC. Certifique-se de que ela tenha pelo menos o comprimento de AB.

  4. 4

    Ajuste a abertura do compasso para que ela tenha o tamanho de AB. Mantendo a ponta de metal firmemente sobre o ponto B, gire o compasso para desenhar um pequeno arco interseccionando a linha perpendicular. Chame esse ponto de intersecção de "D".

  5. 5

    Sem alterar a abertura do compasso, coloque a ponta de metal sobre o ponto D e desenhe um longo arco em direção ao ponto A. Levante o compasso e coloque a ponta de metal sobre A. Desenhe um longo arco em direção a D e chame a intersecção desses dois arcos de "E".

  6. 6

    Use uma régua e um lápis para desenhar os segmentos de linha DE e EA. O quadrado ABDE está completo.

Dicas & Advertências

  • Caso os arcos não se interseccionem, isso significa que eles não estão compridos o suficiente. Aumente-os e, eventualmente, haverá uma intersecção.
  • Usar ferramentas adequadas faz toda a diferença. Certifique-se de que a ponta de todos os lápis estejam afiadas e de que a articulação do compasso está bem presa.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media