Como fazer um quadro branco interativo usando o controle remoto do Wii

Escrito por contributing writer | Traduzido por pablo souza
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Quandros brancos interativos são caros, começando em cerca de R$2.200 para um quadro caso o projetor não esteja em milhares de reais para um dispositivo mais sofisticado. Fazer uma compra assim pode não ser viável para um professor, uma escola ou um pequeno negócio. Porém, há uma maneira de construir um quadro branco por relativamento menos dinheiro. Você também usará uma câmera infravermelha dentro do controle do Wii (ou Wiimote), uma caneta LED infravermelho e um mouse de alta tecnologia. Você poderá controlar o computador como se estivesse na frente dele e usar o programa para escrever ou desenhar no quadro virtual.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Caneta LED
  • Interruptor momentâneo
  • Caneta vazia
  • 1 pilha AA ou AAA
  • Wiimote
  • Fita Velcro
  • Computador com Bluetooth
  • Projetor

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Instruções

  1. 1

    Compre ou faça uma caneta LED infravermelho. O diodo emissor de luz emite calor ao invés de luz visível e é captado pelo Wiimote. Para fazer um, compre um LED infravermelho com polarização direta superior a 1,5V, um interruptor momentâneo, uma caneta vazia e uma pilha AA ou AAA. Conecte a pilha ao interruptor e a luz de LED e coloque tudo dentro de uma caneta.

  2. 2

    Coloque o Wiimote em cima do projeto ou em qualquer lugar que a câmera infravermelha verá o quadro. Mantenha cerca de 45 graus do centro do quadro para uma performance melhor. Aponte a parte da frente do Wiimote em direção a onde a imagem será projetada e prenda-o usando a fita Velcro.

  3. 3

    Desligue o console do Wii caso tenha um próximo ao computador. Use o Bluetooth para detectar e conectar o Wiimote. Abra o programa de Bluetooth e pressione os botões 1 e 2 do controle. Enquanto mantém os dois botões pressionados, faça a pesquisa de Bluetooth. Caso seja detectado, um ícone aparecerá na parte de baixo de sua tela próximo ao relógio.

  4. 4

    Conecte o projeto ao computador caso ainda não o tenha feito. Instale o programa de http://johnnylee.net/projects/wii/ e inicie o procedimento de calibragem. Use a caneta para clicar nas quatro marcas no canto da imagem projetada.

Dicas & Advertências

  • A caneta infravermelha precisa ser usada na vista do Wiimote para funcionar.
  • A câmera do Wii tem um campo de 45 graus, o que significa que você perderá precisão caso ela fique a uma distância de mais da metade do seu quadro.
  • Alguns hardwares e programas de Bluetooth podem não detectar o Wiimote. Vá para WiimoteProject.com e verifique a compatibilidade de seu hardware.
  • Um quadro comum é bom para usar caso você queira ter a opção de usar o computador ou uma caneta.
  • Você também pode usar um pedaço de vidro fosco ou acrílico para projetar a imagem por trás da tela. Para isso, coloque o projetor e o Wiimote por trás da tela para que você não tenha quaisquer sombras no quadro branco ou um ponto cego com a caneta de infravermelho.

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