Quais são os 10 metais mais resistentes encontrados na terra?

Escrito por talmadge walker | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os 10 metais mais resistentes encontrados na terra?
A resistência é um atributo necessário quando o metal é utilizado em construções (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Metais possuem diversos usos diferentes e o tipo de metal utilizado em uma função específica dependerá das qualidades do mesmo. É importante saber quais metais são mais resistentes para que os materiais corretos sejam utilizados em atividades que são potencializadas por suas características intrínsecas. A resistência é especialmente importante quando os metais são utilizados para a fabricação de ferramentas, construções e transportes.

Outras pessoas estão lendo

Ligas metálicas

Praticamente todos os metais utilizados atualmente estão em forma de liga metálica, e não em seu estado puro. O processo de fabricação da liga envolve combinar duas ou mais substâncias enquanto em estado líquido — a combinação, em uma proporção correta, resulta em uma nova mistura metálica, ou liga, que pode oferecer melhorias como maior força, condutividade, maleabilidade ou resistência à ferrugem, e a mistura específica de substâncias na liga metálica dependerá do uso para o qual ela será destinada. Metais usados em fiações precisam ter alta condutividade e maleabilidade, enquanto metais usados em construções precisam ter resistência. Como as qualidades da liga podem ser afetadas pelas substâncias combinadas e a proporção da mistura, o número de ligas diferentes é praticamente infinito.

Tensão de escoamento

Quando discutimos a resistência e força de metais e outros materiais, é importante lembrar que não existe apenas um tipo de força. A tensão de escoamento é a tensão máxima que o metal suporta até o limite de sua elasticidade, pouco antes de sofrer deformações definitivas. A força que permite que o material se entorte permanentemente e não volte ao estado normal é a tensão de escoamento.

Resistência à tração

A resistência à tração de um material é a quantidade de força que pode ser aplicada em um material antes que ele enfraqueça e quebre quando colocado em um sistema pescoço. Por exemplo, se algum objeto estiver suspenso por um fio, o peso que pode ser suspenso até antes que o fio arrebente é a resistência de tração do fio. Estes dois tipos de força não estão sempre relacionados e, em muitos casos, a substância A terá uma tensão de escoamento maior que a substância B, mas a substância B possuirá uma resistência de tração maior.

Comparação de metais

Apesar de a ordem variar levemente de acordo com qual seja a força específica que está sendo o objeto principal da análise, os dez metais são os mesmos para cada força. Ainda, os quatro primeiros metais em todas as listas são ligas ferrosas: o aço maraging, que possui grandes quantidades de níquel, cobalto, e molibdênio; algumas das ligas de aço inoxidável com diferentes quantidades de cromo, silício, níquel e manganês; outras ligas de aço com menores quantidades de níquel e traços de molibdênio e carbono; e uma liga chamada aço ferro-níquel, que possui quantidades de níquel e traços de carbono. O quinto metal mais forte é uma liga chamada de inconel, que é em sua maior parte níquel, mas também possui grandes quantidades de cromo e ferro, além de pequenas quantidades de nióbio, molibdênio, titânio e alumínio. O sexto colocado da lista é outra liga ferrosa, o aço de ferramentas, com tungstênio, molibdênio, cromo e vanádio. O número 7 é uma liga de tungstênio com níquel e cobre. A oitava e nona posições ficam com uma liga de titânio com alumínio, e uma combinação de cobalto e cromo com adições de tungstênio, níquel e carbono. No décimo lugar em ambas as listas está o titânio puro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível