Quais são os 4 filos no reino vegetal?

Escrito por jennifer blair Google | Traduzido por nehme abdallah
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os 4 filos no reino vegetal?
Plantas são divididas em 4 filos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Para o jardineiro novato, muitas plantas podem parecer similares. Mas existe uma grande variedade nos sentidos de aparência, estrutura e meios reprodutivos para cada planta. Existem muitos métodos de categorizar plantas baseados nessas diferenças, mas muitos botânicos se baseiam em um sistema de classificação que contém 4 filos principais. Plantas são divididas em filos de acordo com suas características reprodutoras e estruturais, mas talvez haja alguma semelhanças entre plantas de diferentes filos.

Outras pessoas estão lendo

Briófitas

Plantas no filo das briófitas são avasculares e não possuem sementes, raízes ou flores. Elas não possuem caule ou folhas também, mão são capazes de realizar fotossíntese. Briófitas não crescem verticalmente, ao invés disso, crescem forrando o solo lado a lado, fixando-se nas bases onde absorvem minerais e nutrientes. Briófitas podem se desenvolver numa variedade de climas, incluindo desertos e florestas fluviais, como também em áreas tropicais ou árticas. Elas têm um papel importante, já que podem nascer em cima de superfícies de pedras, então geralmente são as primeiras plantas a habitar um local. Assim que elas começam a morrer e a se decompor, musgos ajudam na formação de um solo que permite que outras plantas floresçam. Além disso, briófitas ajudam a reciclar os nutrientes da vegetação da floresta e a manter uma quantidade apropriada de adubo na terra.

Quais são os 4 filos no reino vegetal?
Musgos, um tipo comum de briófitas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pteridófitas

Assim como briófitas, plantas no filo das pteridófitas não possuem sementes ou flores, mas possuem um sistema vascular que é usado para carregar fluidos ao longo da planta. Pteridófitas se reproduzem por meio de esporos que são encontrados embaixo de suas folhas. De acordo com a Sociedade Americana de Pteridófitas, existem mais de 12,000 espécies de pteridófitas, e a maioria são perenes. Algumas, entretanto, são duradouras ou decíduas. Pteridófitas crescem em uma grande variedade de ambientes, incluindo áreas rochosas, bosques e pântanos. Em geral, pteridófitas selvagens florescem em áreas com muita umidade. Elas também se dão bem em solos levemente ácidos, que ajudam as plantas a absorver e reter umidade. Por causa de sua adaptabilidade, pteridófitas são comuns em casas ou parques. Elas devem ser mantidas em áreas sombrias, onde os raios solores são filtrados.

Quais são os 4 filos no reino vegetal?
Samambaias são um exemplo de pteridófitas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Gimnospermas

Gimnospermas, também conhecidas como coníferas, são um filo de plantas vasculares que possuem sementes mas não possuem flores. As sementes são comumente referidas como "nuas" pois não são protegidas por flores ou frutas. Ao invés disso, muitas usam uma estrutura que se parece com um cone, como o pinhão, para produzir suas sementes. Outras usam uma estrutura que parece uma pequena baga. Gimnospermas podem crescer tanto como árvores quanto como arbustos, e normalmente têm uma aparência espinhosa. Espécies comuns de coníferas incluem pinheiros, pícea, cedro, abeto, teixo e zimbro. Elas crescem em uma variedade de climas, mas preferem o sol.

Quais são os 4 filos no reino vegetal?
Pinheiros são gimnospermas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Angiospermas

Angiospermas fazem parte do filo mais complexo do reino vegetal. Também conhecidas como plantas que dão flores, são plantas vasculares que possuem sementes e flores. Elas se reproduzem pelas sementes que são localizadas dentro do ovário das flores. Uma vez fertilizada a semente, a flor cai e a semente se transforma em uma fruta. Algumas gimnospermas geram sementes com um ou dois cotilédones, sendo as primeiras chamadas de monocotiledôneas, e as com dois, de dicotiledôneas. A maioria são dicotiledôneas, mas as monocotiledôneas mais conhecidas incluem violetas, lírios e orquídeas. Angiospermas podem crescer em vários climas, mas tipicamente requerem muito mais cuidado do que os outros filos.

Quais são os 4 filos no reino vegetal?
Orquídeas são angiospermas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível