Mais
×

Quais adaptações físicas um coelho precisa ter para sobreviver em seu habitat?

Atualizado em 28 março, 2017

Os coelhos pertencem à ordem lagomorfos, em que se incluem as lebres e lágomis. Um equívoco comum é pensar que coelhos são roedores; eles não são. Eles têm quatro incisivos na arcada superior, sendo que roedores possuem apenas dois. São estritamente vegetarianos, enquanto roedores se alimentam de animais e de carniça. Os coelhos podem ser encontrados em todo o território dos Estados Unidos e são adaptados para sobreviverem nos mais diversos climas. Através do processo evolucionário de seleção natural, apresentam muitas adaptações físicas que os permitem se desenvolver e sobreviver.

Coelhos não mudam a cor do pêlo durante o inverno (rabbit image by Han van Vonno from Fotolia.com)

Orelhas

As orelhas dos coelhos são úteis em muitas funções de sobrevivência. Um fato muitas vezes desconhecido sobre elas, especialmente dos que vivem em regiões quentes e áridas, é que elas atuam como resfriadores térmicos para os animais. As orelhas largas irradiam calor, o que propicia a autotermorregulação. Além disso, elas permitem que escutem predadores próximos, fornecendo tempo a mais para que fujam ou fiquem imóveis.

Pés largos

Os pés de coelho não são apenas pra dar sorte. Eles permitem que o coelhinho se desloque em areia mole, neve ou na lama. Os pés largos atuam como "botas de neve" e fornecem a aderência necessária para terrenos lisos. Isso é especialmente útil para fugir de espécies predadoras, como a raposa e o lince.

Dentes

Membros da ordem lagomorfos possuem quatro incisivos na arcada superior. Esses dentes a mais permitem aos coelhos mastigarem e roerem materiais vegetais resistentes. Como mantêm uma dieta vegetariana estrita, essa adaptação é muito importante quando o local que habitam possui vegetais resistentes e fibrosos. O dente frontal de um coelho nunca para de crescer. Como resultado, eles precisam roer e mastigar por toda a vida para manterem o dente lapidado, assegurando a sobrevivência.

Cauda

A cauda pequena e com forma arredondada do coelho serve para um propósito vital. Durante uma fuga de predadores em áreas vegetativas, uma cauda longa e espessa dificultaria ou traria obstáculos de sobrevivência em ambiente selvagem. A cauda pequena e fofa não fica presa nem se alarga, prevenindo que predadores os capturem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article