Quais os agentes bacterianos que causam lesões na pele?

Escrito por tiffany ross | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os agentes bacterianos que causam lesões na pele?
Os cientistas continuam a estudar a complexidade das bactérias que vivem nos seres humanos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Uma lesão ou problema causado por uma bactéria pode acontecer em qualquer lugar dentro ou fora do corpo, mas a pele é particularmente o órgão mais vulnerável a essa invasão. Por estar exposta às agressões do mundo exterior, uma ferida na pele quando não recebe os cuidados adequados pode ser uma porta aberta para uma infecção bacteriana. Isso ocorre porque os tipos mais comuns de bactérias que causam essa infecção já habitam a superfície da pele saudável.

Outras pessoas estão lendo

Streptococcus

As bactérias streptococcus e staphylococcus são os dois tipos mais comuns que causam lesões na pele. O impetigo, por exemplo, é uma infecção que causa lesões cheias de pus que estouram com uma leve pressão e deixam a pele vermelha e machucada. A infecção pode incluir uma ou muitas lesões, dependendo da sua gravidade. O lugar mais comum para se desenvolverem é a face, os lábios, os braços e pernas; no entanto, elas podem se espalhar para qualquer lugar se o paciente coçá-las e tocar outras partes do corpo com a mão infectada. As bactérias são resistentes e podem ser transmitidas para outras pessoas, se elas entrarem em contato com o pus de uma ferida aberta.

Staphlococcus Aureus

O Staphylococcus aureus é uma bactéria que normalmente reside na superfície da pele, mas quando ela é introduzida no interior do corpo pode causar infecções. Por exemplo, os furúnculos são um tipo comum de lesão de pele causada pela bactéria staphylococcus aureus. A bactéria entra no corpo através de um folículo piloso e infecta uma área isolada. Os furúnculos começam como uma área de pele vermelha e inchada. À medida que se desenvolvem vão se enchendo de pus e de pele morta que pode formar um centro branco ou amarelo, ou pústula. O staphylococcus, ou estafilococo, tem outra família que é resistente a antibióticos chamada de staphylococcus aureus resistente a meticilina ou SARM. As lesões de pele associadas a essa cepa de microrganismo ocorrem como erupções e são difíceis de tratar.

Complicações de uma infecção bacteriana

Uma infecção bacteriana não tratada tem o potencial de causar complicações fatais. A infecção pode ficar descontrolada e se transferir para qualquer lugar no corpo onde ela possa encontrar recursos para viver e um meio de transporte. Isso significa que o sistema circulatório e os órgãos são os alvos desses microrganismos. As lesões que não cicatrizam na pele e as recorrentes precisam da atenção de um médico.

Prevenção

Ter uma boa higiene é essencial para impedir que as infecções bacterianas se desenvolvam. Isso inclui lavar as mãos frequentemente e de forma adequada, tratar das feridas abertas e das infecções primárias. Uma seção de pele que está sofrendo de uma infecção inicial fica imunocomprometida e vulnerável a uma segunda infecção por estafilococos ou estreptococos. Mantenha a área limpa e mude as bandagens regularmente para impedir que uma lesão de pele apareça.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível