Mais
×

Quais são algumas das vantagens e desvantagens do desmatamento?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O desmatamento é uma tática usada pelas madeireiras na qual todas as árvores são cortadas de uma vez. Essa prática gera controvérsias devido ao uso indiscriminado da natureza, pois quase todas as árvores são removidas, independentemente do tipo, idade ou efeito que isso terá no ecossistema. Contudo, muitos afirmam que também há benefícios gerados pelo desmatamento.

O desmatamento significa cortar todas as árvores em um local (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vantagem: razões financeiras

Aqueles favoráveis ao desmatamento argumentam que esse método é o mais eficiente para cortar e replantar árvores. Consequentemente, ele é o mais financeiramente coerente e que gera maiores e mais consistentes taxas de retorno, tanto para a empresa, quanto para os investidores. Também diz-se que, por conta disso, os preços ficam baixos e são previsíveis, já que os descontos são repassados aos consumidores.

Contra: efeitos na flora e flora

Os críticos do desmatamento dizem que essa prática tem efeitos significantemente prejudiciais na fauna e flora da área, sendo os principais deles a destruição dos habitats naturais e das plantas. Como o desmatamento afeta a área inteira, essas consequências são inerentes a ele, e, quando a prática é feita junto com o desenvolvimento da área, existe uma grande preocupação com a perda de espécies associada à ameaça ao ecossistema, já que a cadeia alimentar é afetada.

Vantagem: aumento no fluxo de água

Os defensores dessa prática afirmam que ela aumenta a água no solo e fluxo dos rios, já que, quando as árvores são removidas, a quantidade de água aumenta. Acredita-se que esse aumento é bom, pois serve para fornecer água para as plantas, animais e até humanos, ao mesmo tempo em que também aumenta a qualidade do solo e estimula o crescimento das árvores.

Contra: perda de área de recreação

Quando a área é desmatada, perde-se um local de recreação devido à necessidade de usar a terra como um espaço para ressemear árvores e ao fato de muito do apelo estético também se perder. Depois de desmatada, muitos tocos são deixados para trás, bem como plantas e árvores mortas. Por conta disso, cresce uma vegetação rasteira, o que impede que a terra seja usada, já que se torna de difícil acesso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article