Quais alimentos aumentam a dopamina?

Escrito por alyssa larenzie | Traduzido por rodrigo da silva
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Quais alimentos aumentam a dopamina?
Alguns alimentos podem regular e aumentar a dopamina no corpo e no cérebro (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A dopamina é um neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer, afeição e amor, assim como o controle do apetite e foco. Pessoas com baixos níveis de dopamina podem sofrer de depressão ou distração. A substância química é liberada por atividades prazerosas, como o sexo. Alguns alimentos também podem regular e aumentar a dopamina no corpo e no cérebro.

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Proteína

Muitos aminoácidos podem aumentar os níveis de dopamina, e alimentos do grupo das proteínas contêm muitos aminoácidos completos. Ovos de galinha podem aumentar a dopamina de uma forma que combata a depressão. Outros alimentos ricos em proteínas, como queijo, queijo cottage, iogurte e nozes também fornecem os aminoácidos que são responsáveis ​​por aumentarem a dopamina. Isso também pode aumentar a sua energia.

Antioxidantes

Muitos alimentos ricos em antioxidantes contêm produtos químicos que podem ser convertidos em dopamina. Frutas frescas e vegetais são boas fontes. Alguns que são especialmente eficazes incluem maçãs, abacates, bananas, beterrabas e melancias. A melancia também contém vitamina B6, que aumenta a produção de dopamina.

Frutos do mar

A maioria dos frutos do mar é rica em proteínas, o que pode aumentar a dopamina. Essas proteínas são, geralmente, de fácil digestão. Além disso, os ácidos graxos como o ômega-3, encontrados em peixes, podem também aumentar os receptores de dopamina no cérebro. Cavala, atum, salmão, truta arco-íris, sardinha, robalo e linguado todos fornecem muitos dos nutrientes necessários.

Alimentos a evitar

Alimentos ricos em açúcar, colesterol e gorduras saturadas podem reduzir seus níveis de dopamina. Embora esses alimentos possam produzir uma sensação de satisfação temporária, interferem no funcionamento adequado do cérebro e, assim, na produção de dopamina. Seus hábitos alimentares estão intimamente correlacionados com o seu humor, então escolher frutas e legumes frescos e outros alimentos com alto valor nutritivo não só irá mantê-lo mais magro, mas também manterá o seu humor mais equilibrado e você se sentirá melhor.

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