Gastronomia

Quais os alimentos que contêm estrogênio?

Escrito por sava tang alcantara | Traduzido por marcelo couto
Quais os alimentos que contêm estrogênio?

Certos alimentos podem aliviar os sintomas da menopausa

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Os alimentos que contêm fitoestrógenos incluem alimentos à base de soja, como tofu, leite de soja, tempeh e proteína de soja em pó. Outros alimentos possuem efeitos estrogênicos, o que significa que o corpo os "confunde" como estrogênio: semente de erva-doce e canela são dois exemplos. As mulheres que estão passando pela menopausa geralmente tem uma redução nos níveis de estrogênio, o que pode piorar os sintomas. Os médicos podem aconselhá-las a ingerir alimentos que possuam fitoestrógenos para auxiliá-las a aumentar os níveis gerais desse hormônio. O consumo excessivo de isoflavonas encontradas nos alimentos de soja, no entanto, pode aumentar o risco do desenvolvimento de câncer em algumas pessoas. Consulte um médico primeiro.

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Identificação de alimentos com fitoestrógenos

Alimentos que possuem fitoestrógenos incluem todos feitos a partir do grão da soja: leite, sobremesas, tofu, proteína em pó, tempeh e "trocista", hambúrguer e cachorro-quente feito de soja. Outras comidas estrogênicas incluem alfafa, maças, beterraba, cenoura, cerejas, grão de bico, frutas cítricas, feijão fradinho, ovos, canela, aipo, laticínios, sementes de erva-doce, sementes de linhaça, alho, batata, trigo, batata doce, romãs, feijão vermelho, sementes de girassol, tomates e sálvia.

Importância dos alimentos que contêm fitoestrógenos

Embora homens e crianças se beneficiem da ingestão de alimentos de soja por causa da proteína e pouca gordura, eles geralmente são indicados para mulheres durante a menopausa pois elas precisam de mais estrogênio. Geralmente, as mulheres na menopausa sofrem um tipo de teste hormonal para determinar se precisam de mais estrogênio - do qual existem três tipos - ou de outro hormônio. Existe algo chamado disruptor endócrino ou xeno-estrogênios, em que elementos diferentes do ambiente pode agir como "hormônios falsos" e serem absorvidos pelo corpo. O resultado é que a mulher que ainda possui ciclo menstrual pode desenvolver outro ciclo, por causa da exposição a esses xeno-estrogênios, tendo um segundo ciclo mesmo que já tenha tido um em menos de quatro semanas. Se você está na menopausa, pergunte ao médico se você deve incluir os alimentos listados acima para aumentar o nível de estrogênio.

Características dos alimentos estrógenos

Os alimentos de soja já foram bastante suaves e não muito saborosos, mas hoje em dia não é esse mais o caso. Chocolate de leite de soja ou salsichas de soja temperadas podem ser encontradas na maioria das lojas de produtos naturais. Mulheres que não estão em uma dieta com restrição de calorias descobrirão que 85 gramas de soja possuem apenas 70 calorias a cada 30 gramas e 7 gramas de proteína, parecido com o ovo, e cerca de 23 mg de isoflavonas, o tipo de fitoestrógeno dominante. Ervas chinesas como o trevo vermelho, o cohosh preto e a angélica chinesa podem fornecer isoflavonas, e é por isso que essas ervas são destaque em suplementos para TPM e menopausa.

Considerações ao ingerior alimentos estrogênicos

Não se auto diagnosticar. Se você está na perimenopausa ou na menopausa, faça um exame para saber o nível dos hormônios. Nem todas as mulheres precisam adicionar alimentos estrogênicos à dieta. Algumas, entretanto, podem possuir muito estrogênio e baixa progesterona. Um teste caseiro de saliva ou exame de sangue realizado por um médico fornecerá as informações necessárias para determinar se a ingestão desses alimentos é apropriada para você. Comer certos tipos de alimentos acabará impedindo os benefícios da soja. Consumir brócolis, repolho, bagas, trigo, frutas cítricas, milho, figos, uvas verdes, milho e farinha branca pode tornar difícil a absorção das isoflavonas. Mulheres com cânceres que se alimentam de estrogênios devem consultar profissionais da saúde e nutricionistas no que diz respeito aos alimentos estrogênicos e outras questões relacionadas à dieta e nutrição.

Equívocos sobre alimentos estrogênicos

Alimentos de soja são consumidos por homens e mulheres por milênios. Alguns homens temem que comer soja aumentará os níveis de estrogênio e torná-los femininos. Geralmente, esse não é um risco para os homens, pois eles produzem grandes quantidades de testosterona. Existe risco de câncer se consumir alimentos de soja exageradamente: um estudo em 1999 mostrou que consumir somente duas refeições de proteína de soja em pó, que fornece 45 mg de isoflavonas de soja, por dia poderia aumentar o crescimento de células nos tecidos das mamas nas mulheres.

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