on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais alimentos dão energia antes de uma partida de futebol?

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitos jogadores de futebol acreditam que não se deve comer nada três ou quatro horas antes de uma partida. A prática recomendada é um pouco mais complicada. É necessário, de fato, fazer a refeição pré-jogo cerca de três ou quatro antes, segundo especialistas. Mas também é necessária uma nutrição adicional momentos antes da partida.

Alimentos energéticos carregam os músculos com glicogênio para que seu corpo aguente o jogo inteiro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Grãos

Carboidratos complexos na forma de alimentos à base de cereais são os mais indicados para o café-da-manhã, almoço e lanche pré-jogo. Se você tem um jogo no final do dia, coma no café da manhã cereais, aveia, panquecas ou bagels. Massas no almoço ajudam a abastecer os músculos e, no final da tarde, pode-se comer as sobras. Antes do jogo, coma metade de um sanduíche, bolachas, um pão de trigo integral com uma fina camada de manteiga de amendoim, um muffin de farelo com baixo teor de gordura, biscoitos simples, torrada ou bolachas, recomendam os especialistas.

Loading...
Grãos (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Frutas

Bananas ou maçãs com biscoitos funcionam bem antes de um jogo, bem como frutas em geral, frescas ou enlatadas. Nicole Bernhart, goleira profissional do time feminino americano FC Gold Pride, come bananas e maçãs com manteiga de amendoim ou um sanduíche de geleia com manteiga de amendoim logo antes de uma partida. Frutas secas como uvas passas também podem ter o mesmo efeito. Outros especialistas e atletas recomendam o consumo de mirtilos, morangos, uvas e laranjas congelados.

Frutas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Barras

As barras de cereais com baixo teor de gordura fornecem energia. Se preferir, crie seus próprios quadradinhos de chocolate escuro caseiros, untados com manteiga de amendoim e polvilhados com canela, como recomenda a jogadora profissional de futebol feminino Yael Averbuch, do time americano Sky Blue FC. Os autores do livro "Food Guide for Soccer" aconselham o consumo de alimentos naturais comprados no supermercado ao invés de barras, que custam mais caro.

Barras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vegetais

Asse uma batata ou batata-doce no micro-ondas e leve para o jogo, como recomendado pelo “Food Guide for Soccer” ("Guia de alimentos para futebol", em tradução livre). Pamela Gould, autora do site “Feeding the Kids: The Flexible, No-Battles, Healthy Eating System for the Whole Family” ("Alimentando as crianças: O sistema de alimentação simples e flexível para toda família", em tradução livre) recomenda minicenouras com pipoca, bem como manteiga de amendoim com aipo.

Vegetais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Alimentos semissólidos

Se você tem problemas em comer alimentos sólidos antes de uma partida, especialistas recomendam alimentos semissólidos. Tente iogurtes e queijos cremosos com baixo teor de gordura ou uma refeição líquida como vitaminas, para fornecer carboidratos e manter o corpo hidratado. Se estiver com sede e quiser um aumento de energia, beba suco de frutas diluído, bebidas esportivas, chocolate quente, ou mesmo café ou chá. Apesar da crença popular, a cafeína fornece um aumento de energia e não desidrata,.

Alimentos semissólidos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...