×
Loading ...

Quais alimentos humanos fazem mal para cachorros?

Atualizado em 29 outubro, 2017

Diversos alimentos são inofensivos para os seres humanos, mas perigosos para os cães. Alguns deles podem causar vômito ou problemas intestinais, enquanto outros podem ser letais. Muitas pessoas ficam surpresas quando descobrem que seus cachorros não podem comer alguns alimentos comuns. Antes de você dar ao seu cão restos da mesa de jantar, é importante saber quais podem afetar a saúde do seu animalzinho.

As batatas podem ser perigosas para o seu cão (Frites et hot dog image by Bruno Bernier from Fotolia.com)

Abacate

O guacamole pode ter sido bom na festa, mas não deixe seu cachorro lamber a tigela. A fruta, o caule e o caroço podem ser tóxicos para muitos animais, incluindo os cães. Os abacates contém Persin, uma substância que pode causar problemas cardíacos e respiratórios no seu amigo peludo. Eles também podem causar vômitos e diarreia.

Loading...

Chocolate

Não dê chocolate ao seu cachorro ou deixe tigelas de doces ou barras de chocolate pela metade em qualquer lugar que ele possa alcançar. Os cães se sentem atraídos por esse doce, assim como os humanos, mas esse é um dos alimentos que podem matá-lo dependendo da quantidade consumida. O chocolate contem cafeína e teobromina, que podem afetar negativamente o coração e o sistema nervoso. Os cães não devem comer nenhuma substância que contenha cafeína.

Cebola e alho

Os cães não devem ser alimentados com cebola e alho, pois esses alimentos contêm sulfóxidos e dissulfetos, os quais os cachorros não conseguem metabolizar direito. E isso pode resultar em anemia. Essas substâncias são encontradas nas cebolas e alhos crus, cozidos ou em pó, então pense duas vezes antes de dar restos de comida de restaurante para o seu cãozinho. Esses alimentos em pó são usados como temperos em diversos pratos.

Batatas

Enquanto a polpa da batata pode ser inofensiva, sua pele e seu caule podem ser venenosos para os cães. Essas partes da batata possuem oxalatos, os quais podem afetar os sistemas nervoso e digestivo. Qualquer parte da batata que seja verde é tóxica, seja ela cozida ou crua. Essas partes esverdeadas, geralmente encontradas sob a pele, contêm solanina, um veneno natural. Quando essa substância é consumida pelos cachorros, ela pode causar diarreia, vômito, tontura e batimentos cardíacos irregulares.

Frutos secos, caroços e sementes

O motivo pelo qual alguns frutos secos são perigosos para os cães é um mistério. A macadâmia é o mais perigoso. Porém, os frutos secos no geral não são recomendados para os cachorros, pois eles não são facilmente digeridos pelos caninos. O mesmo vale para caroços e sementes de frutas e vegetais no geral. Também é recomendado evitar que seu cão coma sementes de maçã e damasco, e caroços de pêssego e cereja, devido a sua toxicidade e os problemas que eles podem causar no sistema digestivo.

Uvas e passas

As uvas e as passas são tóxicas para os cachorros. Se um cão comer apenas um punhado de uvas passas, o resultado pode ser insuficiência renal. Nunca deixe seu animal comer qualquer quantidade desses alimentos. Caso eles caíam no chão, recolha-os imediatamente e descarte-os onde o animal não seja capaz de pegá-los.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...