Mais
×

Quais os alimentos que inibem o desejo de consumir álcool?

Atualizado em 28 fevereiro, 2017

Consumir álcool em excesso ou por longos períodos de tempo pode prejudicar as funções dos órgãos do corpo, além de esgotar vitaminas necessárias para a saúde. O álcool também contém quantidades elevadas de açúcar que podem afetar adversamente o seu corpo e realmente fazer você desejar mais álcool. Aprenda a consumir os alimentos corretos, líquidos e suplementos que ajudam a reduzir drasticamente o desejo de beber mais.

Você pode consumir alguns alimentos que reduzem a vontade de beber álcool (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Alimentos com baixo teor de açúcar

Reduzir a quantidade de açúcar em seus alimentos e bebidas contribui para evitar a ânsia por álcool. Ao ingerir alimentos e bebidas açucaradas, seu corpo apresenta um nível elevado de açúcar, desencadeando a produção de insulina pelo pâncreas, a fim de recolher esse açúcar do sangue. Dentro de algumas horas haverá queda do nível de açúcar no sangue, pois a insulina provoca quedas e elevações de açúcar no organismo.

Grãos integrais

Os cereais integrais apresentam baixo teor de açúcar e permitem a sensação de saciedade por um longo período. Isso diminui o desejo de consumir álcool e açúcar. Os cereais possuem também nutrientes e vitaminas.

Alimentos ricos em vitamina B

Os alimentos ricos em vitamina B devem ser consumidos caso você tenha ingerido álcool e deseje reduzir a ansiedade. Seu corpo pode apresentar deficiência de vitamina B quando consome álcool, reduzindo assim os níveis de energia, fazendo com que se sinta deprimido. Peixes, carnes magras, ovos, legumes, feijões, nozes, sementes, brócolis, batata doce, espinafre e pimentões são alimentos ricos em vitamina B.

Alimentos ricos em vitamina A

O consumo de álcool reduz os índices de vitamina A no organismo. Essa vitamina ajuda a diminuir a ansiedade e aumenta as funções do sistema imunológico. Para suprir essa quantidade perdida pelo organismo, coma alimentos ricos em vitamina A, como por exemplo batata-doce, cenoura, vegetais verdes folhosos escuros, abóbora, melão e damascos. Consulte seu médico caso sinta necessidade de ingerir suplementos extras, pois isso pode causar danos ao fígado quando ingeridos em grande quantidade.

Erva dente de leão

A dente de leão estimula o funcionamento do fígado e ajuda a diminuir os sintomas de abstinência de álcool. Essa erva daninha, com flores amarelas, nasce em qualquer gramado. Coma as folhas verdes dessa planta. Assegure-se de que não haja pesticidas ou inseticidas nas folhas. Se estiver grávida ou amamentando, não consuma essa planta. Em combinação com a planta denominada Cardo Mariano ou Cardo Leiteiro, a erva dente de leão funciona ainda melhor.

Erva de São João

A erva de São João, também conhecida como hipericão, tem sido utilizada como antidepressivo durante séculos. Ela é bastante útil para quem sofre com essa doença ou para quem tem ansiedade enquanto se recupera do vício do álcool. Também ajuda a melhorar as náuseas e ânsias de vomito que podem ocorrer durante a abstinência. Essa erva natural aumenta a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina no organismo. O "Oxford Jounals", jornal americano, publicou um estudo no qual mostrava animais que receberam tratamento com essa erva e que tinham pouco interesse em álcool.

Kudzu

Kudzu é uma erva tradicional da medicina chinesa, que ajuda a reduzir a vontade de consumir álcool. As isoflavonas, proteínas e amidos contidos nessa erva ajudam a conter esses desejos, fazendo com que se sinta completo e aumente o fluxo de sangue para o cérebro e coração.

Cardo mariano ou Cardo leiteiro

A Cardo Mariano é uma erva utilizada há séculos, ajudando a limpar o fígado e a melhorar seu funcionamento. Ao ajudar a reparar e regular o fígado, contribui também para a redução da vontade de consumir álcool. Não há efeitos colaterais, e deve ser tomado de 420 a 600 mg da erva por dia para obter melhores resultados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article