Quais são os alimentos que limpam o muco?

Escrito por michelle goss | Traduzido por sonia oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os alimentos que limpam o muco?
As frutas e vegetais vão ajudá-lo a libertar-se do muco indesejado (frutas-mandarina image by mercedes navarro from Fotolia.com)

O muco é um problema que aflige muitas pessoas. Desde a simples constipação até a asma, o muco representa um problema porque bloqueia as vias respiratórias. A sinusite crônica dá origem ao ressonar, à tosse, às dores e aos narizes entupidos e com corrimento. Existem formas naturais para prevenir ou eliminar o problema, sempre através do consumo dos alimentos adequados.

Outras pessoas estão lendo

O que é o muco?

De acordo com o site SinusWars.com, (ver Referências), o muco é um líquido espesso segregado por várias células que cobrem órgãos do corpo. Este líquido espesso é constituído por água, sal, mucinas e outras pequenas células. O muco é importante porque impede o corpo de secar. O muco normal é claro. O problema começa quando o muco mais espesso e em demasia impede impede os seios nasais de drenarem corretamente. Além disso, quando o muco deixa de ser de uma cor clara, estamos perante uma infecção. Quando agentes irritantes como o mofo, o fumo ou o pelo de animais de estimação são inalados, ficam presos no muco.

A ligação com a comida

Os alimentos têm um impacto direto nos seios nasais e no muco. Os produtos lácteos aumentam o muco, enquanto que as frutas e vegetais frescos ajudam na sua eliminação. Beber chá também pode ajudar na eliminação do excesso de muco. A temperatura dos alimentos consumidos também pode fazer uma grande diferença. Os alimentos frios bloqueiam as vias respiratórias, enquanto que as comidas mais quentes afinam o muco e abrem as vias respiratórias. Tornar o muco menos espesso torna a sua eliminação possível.

O fruto perfeito para doentes

O abacaxi é uma benção para doentes asmáticos e com sinusite. O elemento chave no abacaxi é a bromelaína. A bromelaína é uma enzima proteolítica que destrói as proteínas. Também pode ajudar o corpo a sarar da bronquite e da pneumonia. As propriedades do abacaxi fresco agem ainda como agentes anti-inflamatórios, que podem também reduzir o inchaço das vias respiratórias, tornando a respiração mais fácil e ajudando na eliminação do muco.

Outros frutos que ajudam na eliminação do muco

Outros frutos, apesar de não conterem bromelaína, têm propriedades da vitamina C. Esta vitamina, em doses adequadas, pode prevenir ou diminuir os efeitos da constipação. Todos os citrinos são dádivas naturais para os doentes com alergias e constipações. A toranja em particular reduz a quantidade de sal no corpo e acelera a eliminação do muco espesso e do inchaço, uma vez que também é um anti-inflamatório natural. Outros prodígios da vitamina C são os limões, as limas e as laranjas. Experimente espremer uma rodela destes combatentes naturais do muco para cada copo de água. Os limões frescos, quando espremidos em água quente, vão afrouxar a fleuma. O suco fresco de melancia é eficaz na redução das toxinas e dos sintomas.

Vegetais

Os vegetais proporcionam uma ótima defesa contra o muco e as alergias nasais. Ao contrário de outras comidas sobre-processadas, os vegetais frescos abundam nas escolhas dietéticas de alimentos amigos dos seios nasais. Uma sopa de vegetais bem quente repleta de vegetais frescos pode ajudar o muco a circular e a dissolver. Alguns vegetais têm propriedades poderosas de eliminação como o aspargo, a cebola, a couve-flor, o aipo e o alho. Os vegetais verdes frescos são melhores impulsores da imunidade, porque contêm clorofila. As frutas não contêm este poderoso anti-oxidante.

Quente e picante

O calor dissolve o muco. Sopas de vegetais servidas quentes são uma forma deliciosa e calmante de remover o muco do corpo. Aumente o sabor juntando condimentos como o alho e a pimenta. Os pulmões ficam por cima do trato digestivo e o seu calor irá ajudar na eliminação. Outra ajuda é o gengibre e basta um pitada na sua dieta diária para afastar o muco. Reduza a ingestão do açúcar e do sal como temperos já que eles aumentam a produção de muco. Tempere a comida com ervas e especiarias. Os chás de ervas também ajudam.

Comidas a evitar

Concentre-se nas frutas e vegetais frescos. O principal grupo alimentar a evitar durante um ataque de sinusite são os produtos lácteos. Deixar de consumir leite durante este período pode diminuir a produção de muco. O queijo e o iogurte também devem ser evitados. Consuma só pão integral e evite os açúcares refinados na farinha branca bem como no pão. O chocolate, com o seu alto teor de açúcares refinados, também deve ser evitado. Os produtos fermentados não devem fazer parte da sua dieta se estiver constipado. Em vez disso, concentre-se nos vegetais ligeiramente cozidos a vapor, no arroz integral e nas frutas frescas. Os vegetais e frutas enlatadas são cozidos durante o processamento, perdendo a maioria do seu valor nutritivo. Os alimentos enlatados usam o sal como conservante principal -- os frescos são melhores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível