Quais alimentos têm pouca purina?

Escrito por dana griffin Google | Traduzido por carolina fiuza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais alimentos têm pouca purina?
Frutas e sucos proporcionam um lanche refrescante e têm pouca purina (Juice Orange-fruits juice image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)

Encontrada naturalmente em muitos alimentos, a purina também é produzida pelo corpo humano. Ele quebra as purinas em ácido úrico e, em uma pessoa saudável, os rins filtram o ácido úrico para fora do corpo. Pessoas com gota, no entanto, às vezes têm acúmulo de ácido úrico em excesso no sangue. Isso pode acontecer porque o corpo produz muito ácido úrico ou por rins incapazes filtrar o suficiente para a eliminação através da urina. Para controlar o acúmulo de ácido úrico, é importante ter uma dieta de alimentos com baixo nível de purinas.

Outras pessoas estão lendo

Laticínios e ovos

Ovos têm, em sua maioria, baixo nível de purinas, mas limite-se a três ou quatro por semana. Quando se trata de queijo e sorvete, coma à vontade, mas opte por aqueles com baixo teor de gordura ou sem gordura. Um porcento de leite é uma boa opção, mas não beba mais de 710 ml por dia. Como um lanche, tente o pudim, uma saborosa sobremesa com baixas quantidades de purina.

Sopas

Sopas são uma refeição fácil e ótimas para fazer em grande quantidade. Sopa tipo cremosa é boa quando feita com leite de baixo teor de gordura. Além disso, tente qualquer sopa feita sem caldo de carne ou extratos. Em vez disso, utilize o caldo de legumes.

Frutas e vegetais

Frutas possuem baixo nível de purinas, então coma o quanto e de qualquer tipo que quiser. Não se esqueça de que sucos de fruta também são uma opção. Vegetais são mais difíceis, sendo que alguns têm um nível muito alto de proteínas. Evite aspargos, cogumelos, espinafre, couve-flor e ervilhas. Ademais, fique longe de feijão, ervilhas e lentilhas. Os outros vegetais estão liberados, então haverá muitas opções, como alface, cebolas e cenouras.

Grãos

Uma dieta baixa em purina significa pães com pouca fibra ou sem grãos inteiros. Fique com o pão branco ou outros tipos de grãos refinados. Massas e macarrão são boas opções que oferecem inúmeras possibilidades de pratos. Por fim, todos os tipos de arroz têm baixo nível de purina, então pode-se aumentar as opções de alimentação com farinha ou leite de arroz como desejar.

Doces e gorduras

Assim como na maioria das dietas saudáveis, limite o consumo de gorduras e doces para pequenas quantidades. Vigie seu consumo de alimentos com pouca purina, como nozes ou pasta de amendoim, quando estiver tentando perder peso. Açúcares, xaropes, gorduras e óleos têm pouca purina, mas tente não sobrecarregar a dieta com eles. Bolos e biscoitos são aceitáveis em valores nominais, mas você poderá ingerir gelatina o quanto quiser.

Bebidas

Bebidas com baixo nível de purina são fáceis de fazer. Sucos de fruta ou de qualquer um dos vegetais com pouca purina normalmente são uma escolha saudável. Por outro lado, os viciados em cafeína ficarão felizes em saber que café e chá também possuem baixo nível de purina. Por fim, beba quanto refrigerante quiser, mas preste atenção na quantidade de açúcar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível