×
Loading ...

Quais são as alternativas para a limpeza com o ácido clorídrico muriático?

O ácido clorídrico é um produto de limpeza doméstico, potencialmente perigoso e usado para limpar superfícies de alvenaria e as linhas de argamassa. Ele é altamente corrosivo e pode causar danos ao corpo do usuário e nas áreas circundantes se não tratado adequadamente. Devido aos riscos do uso desse ácido, muitos consumidores procuram alternativas que sejam mais fáceis e seguras de usar. Vários métodos alternativos podem ser empregados para limpar as superfícies de alvenaria, reduzindo os riscos de ferimentos ou danos ao meio ambiente.

Algumas alternativas ao ácido clorídrico representam menos riscos para o usuário e para o meio ambiente (acid image by charles taylor from Fotolia.com)

Ácido fosfórico

O ácido fosfórico é um bom substituto para o ácido clorídrico e na maioria das situações irá limpar superfícies tão bem e com menos risco. Ele é o ingrediente principal em muitos limpadores comerciais de argamassa e de concreto que estão prontamente disponíveis para os consumidores. A maioria dos produtos com ácido fosfórico contém vários produtos químicos adicionais que ajudam a quebrar os óleos e a aumentar a eficácia da lavagem. Produtos com ácido fosfórico devem ser usados com cautela, pois eles ainda são perigosos para a pele e ambiente se manuseados incorretamente. Mantenha os agentes com o cal ou o bicarbonato de sódio disponíveis, juntamente com uma fonte de água corrente de neutralização. Se o ácido for espirrado em qualquer superfície indesejada, neutralize o ácido e lave abundantemente com água.

Loading...

Fosfato trissódico

O fosfato trissódico é outra alternativa popular ao ácido clorídrico, limpando alvenarias, da mesma forma que ele. O fosfato trissódico é um agente de limpeza pesada que representa alguns dos mesmos perigos de ácido muriático. A substância é muito reativa e não deve ser utilizada com quaisquer outros ácidos ou produtos de limpeza, pois a mistura resultante pode criar produtos nocivos. Utilizar o fosfato trissódico para limpar uma superfície não irá neutralizar ou gravar a superfície a ser limpa. Os usuários precisarão testar o pH da superfície antes de aplicar qualquer outra substância ou produtos químicos que podem reagir de forma ruim com o nível de pH residual. Em algumas cidades, o uso do fosfato trissódico é ilegal, devido a restrições à poluição do fosfato.

Limpeza mecânica

A limpeza mecânica é um outro método para a limpeza de superfícies de alvenaria, podendo vir a ser uma alternativa muito mais segura do que a lavagem química. O jateamento de areia é um método popular de limpeza sem produtos químicos, e com o equipamento correto pode ser relativamente eficaz com o tempo. Há também muitas ferramentas abrasivas disponíveis para a limpeza de alvenaria e reboco com pouco ou nenhum componente químico. Se as áreas a serem limpas forem menores, um método de limpeza mecânica deve ser tentada antes de se recorrer a alternativa de um produto químico. A limpeza mecânica também pode ajudar a preparar uma superfície para limpeza química e reduzir a quantidade de produtos químicos que serão necessários para completar o projeto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...