×
Loading ...

Quais animais andam sobre duas patas?

Atualizado em 17 abril, 2017

O bipedismo é o termo que descreve criaturas que andam sobre duas pernas. Ao considerar os critérios para esse termo, os seres humanos são, provavelmente, os primeiros exemplos que vêm à mente. Entretanto, existem outras criaturas que se qualificam como bípedes. Apesar das quatro patas serem a norma dentro do reino animal, existem alguns membros distintos desse reino que se deslocam através de duas patas.

Não existem muitos animais que conseguem andar com apenas duas patas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cangurus

Embora os cangurus possuam quatro patas, eles normalmente se apoiam e andam em apenas duas patas. Sua longa cauda é grossa e poderosa, o que auxilia no equilíbrio. Há momentos em que estes marsupiais caem sobre quatro patas quando comem, mas o ato de se apoiar e andar é feito sobre as duas patas traseiras.

Loading...

Aves

As aves têm dois modos de transporte – voar e andar. Ao caminhar, elas estão entre as criaturas que fazem isso sobre duas patas. Elas também usam seu status como bípedes para pousar e ganhar proximidade com alimentos.

Dinossauros

Os dinossauros não estão mais entre nós, mas o Tiranossauro Rex, o Deinonico e o Velociraptor eram três criaturas carnívoras que percorriam a Terra em suas duas patas traseiras. Pegadas antigas apoiam ainda mais a teoria dos dinossauros bípedes. Essas pegadas sugerem que os dinossauros bípedes caminhavam da mesma maneira que os pássaros: colocando um pé na frente do outro, com os dedos dos pés ligeiramente virados para dentro. Os antropólogos acreditam que andar de forma ereta era uma maneira mais eficiente para os dinossauros se locomoverem.

Primatas

Macacos, gibões, babuínos, chimpanzés e gorilas são primatas que possuem quatro apêndices, mas andam em apenas dois. Esses animais são capazes de ficarem de pé sem usarem os braços para apoiar o seu peso corporal. Nem todo o seu tempo de caminhada é gasto com as duas pernas, mas os primatas são capazes de andarem eretos por curtos períodos.

Lagartos

Alguns lagartos, que se acredita serem descendentes dos dinossauros, são capazes de assumir posturas bípedes quando correm. Os lagartos-dragão, encontrados no interior da Austrália, por exemplo, rotineiramente andam por aí sobre quatro patas, mas quando atingem uma alta velocidade durante a corrida, esses répteis sobem em suas patas traseiras, assemelhando-se a dinossauros em miniatura. Seus membros dianteiros são levantados do chão e seu tronco fica elevado. Apenas os dois membros traseiros são usados ​​para acionar seu movimento. Essa súbita necessidade de velocidade está associada com a necessidade de escapar de predadores e de obter presas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...