Mais
×

Quais são as árvores frutíferas que vivem com pouca luz?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Existe um número razoável de árvores frutíferas raras que conseguem sobreviver com pouca luz solar. A maioria das árvores frutíferas precisa de muita luz do sol para dar seus frutos, contudo, existem algumas variedades que não demandam tanta iluminação, o que permite seu cultivo -- e a produção de seus frutos -- por interessados em jardinaria.

O sabugueiro é um exemplo de árvore que não necessita de muita luz (elderberries image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Papaeira

A papaeira é uma árvore nativa dos Montes Apalaches que pode sobreviver na sombra total ou parcial. Ela não sobrevive se exposta totalmente ao sol, pois se trata de uma árvore que vive à sombra de outras mais altas.

Aveleira

A fruta rica dessa árvore pode crescer em áreas sem luz solar. Sua produtividade, contudo, será maior se ela for exposta ao sol.

Sabugueiro

O sabugueiro é uma árvore comum em jardins e consegue sobreviver tanto exposta ao sol quanto sem luz solar.

Sapotizeiro

O sapotizeiro (Manilkara zapota) é uma árvore média que dá o "sapoti", um fruto parecido com o kiwi. Ela cresce em qualquer tipo de solo e pode sobreviver sem luz solar, embora prefira ficar exposta ao sol.

Mangostão

Se tiver um jardim que não receba muita luz do sol, considere cultivar um mangostão (Garcinia mangstana). Essa árvore produz deliciosas frutas e não gosta de muita luz enquanto cresce. À medida que vai crescendo, contudo, deve receber mais luz do sol.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article