Quais são os átomos que compõem os lipídeos?

Escrito por hayley ames Google | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os átomos que compõem os lipídeos?
A estrutura química do óleo impede sua mistura com a água (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Todos os lipídeos são formados pelos mesmos átomos: carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O). Eles contêm os mesmos elementos que formam os carboidratos, mas em diferentes proporções. Os lipídeos têm uma grande proporção de ligações de carbono e hidrogênio, bem como uma pequena proporção de átomos de oxigênio. Embora as estruturas dos diferentes lipídeos variem ligeiramente, a grande maioria de ligações C-H significam que todos os lipídeos são extremamente ricos em energia.

Outras pessoas estão lendo

Propriedades dos lipídeos

Os lipídeos são anfipáticos; ou seja, as moléculas têm uma parte solúvel e uma parte insolúvel e são, portanto, apolares, normalmente não se misturando bem com substâncias polares como água. Embora hidrofóbicas, as partes insolúveis se agrupam; e as partes hidrófilas, que têm uma afinidade para a água, mantém-se fora e formam as membranas celulares. Os tipos de lipídeos incluem: gorduras, ceras, óleos e esteroides. Os lipídeos também formam uma parte significante do corpo, formando a grande parte de membranas celulares. Elas têm a capacidade de armazenar e criar energia para as células quando metabolizadas.

Ácidos graxos

As formas de lipídeos conhecidas como ácidos graxos normalmente têm um número par de átomos de carbono, geralmente entre 12 e 24. Se um ácido graxo não tiver ligações duplas entre os átomos de carbono, está saturado. As gorduras saturadas têm o número máximo possível de átomos de hidrogênio.

Existe a ocorrência natural de ácidos gordos insaturados entre uma e seis ligações duplas de átomos de carbono. Cada uma dessas ligações duplas são separadas por duas ou mais ligações simples. Esses tipos de ligações entre os átomos evita que as moléculas se comprimam e diminuam ao ponto de fusão.

Fosfolipídeos

Os fosfolipídeos são tipos de lipídeos solúveis em óleo e água. Isso é possível porque as caudas de hidrocarbonetos dos ácidos graxos são hidrofóbicos, como a maioria dos lipídeos. O grupo do fosfato que se liga a dois ácidos graxos no lugar de um terço do ácido graxo habitual, no entanto, é hidrófilo, devido aos átomos de oxigênio de muitos pares de eléctrons não partilhados. As substâncias solúveis em água e óleo, como a lecitina, são conhecidas como agentes emulsificantes. Os fosfolipídeos também desempenham um papel importante no organismo, porque são capazes de formar camadas duplas e, com isso, tornam-se um importante componente das membranas celulares.

Lipídeos baseados em isopreno

É um tipo de lipídeo que de baseia em isopreno, uma estrutura de cinco átomos de carbono, muitas vezes utilizado em medicamentos, perfumes e especiarias. A destilação a vapor de material vegetal levou à identificação do isopreno. Os extratos formados a partir desse processo tornaram-se conhecidos como óleos essenciais. Muitas estruturas moleculares contêm monômeros de isopreno fundidos. Esses incluem esteroides, como o colesterol, estrógeno e testosterona.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível