Quais as atribuições de um advogado criminalista?

Escrito por amy cates | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as atribuições de um advogado criminalista?
Um advogado criminalista pode ajudar uma vítima a tomar as decisões apropriadas (Legal Law Justice image by Stacey Alexander from Fotolia.com)

As vítimas de crimes frequentemente apresentam diferentes graus de trauma emocional que podem ser ampliados ao longo dos litígios e processos judiciais. Um advogado criminalista trabalha em estreita colaboração com as vítimas de crimes, fornecendo apoio de várias maneiras.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Os serviços prestados pelos advogados criminalistas podem incluir encaminhamentos às agências de apoio a vítimas e a grupos de ajuda, prestando assistência com pedidos de arquivamento, comunicação dos trâmites do processo e acompanhamento das vítimas ao tribunal. Além de processos judiciais, o advogado também pode manter contato com o cliente, especialmente quando e se o criminoso for elegível de obter liberdade condicional ou soltura e se o acusado for transferido para outra unidade.

Salário

Os advogados criminalistas atuam como voluntários no âmbito do sistema judiciário ou em defensorias públicas. Os serviços prestados por esses profissionais são mantidos em sigilo, especialmente no que se refere ao processo legal. No entanto, muitos advogados têm um escritório particular ou trabalham na defensoria pública e ganham um salário fixo. O salário médio para essa categoria, em reais, pode chegar até 90.000,00 por ano segundo dados de 2010. De acordo com o site www.indeed.com, os ganhos podem variar de acordo com a comarca onde o serviço para o estado é prestado ou conforme a quantidade de processos.

Função do advogado criminalista

A principal função de um advogado especialista em crimes é servir como um elo entre a vítima e as pessoas responsáveis pelo sistema judiciário. Os interesses do cliente são uma prioridade que o advogado deve observar para ajudar a vítima a tomar as decisões apropriadas. Por exemplo, os defensores que trabalham como promotor público podem ajudar seus clientes a obter declarações e documentos, como laudos médicos, para ajudar a montar os processos e formalizar a acusação. Nessa função, esses advogados também podem recrutar e comandar várias testemunhas especialistas para julgamentos posteriores.

Comunicação

Como já mencionado, o advogado é o responsável por estabelecer a comunicação entre a parte queixante e o sistema judiciário. Portanto, ele desempenha um papel vital ao transmitir informações que possam beneficiar a parte interessada e como buscar a reparação. Ao longo do processo, o defensor também ajuda a vítima a se sentir confortável e segura.

Serviços especiais

Em algumas jurisdições, o governo estadual ou municipal pode ter um órgão especial dedicado a ajudar as vítimas de crimes. Dentro desses departamentos, os advogados podem tratar de casos específicos de algumas pessoas, como as vítimas de estupro, violência doméstica ou crimes contra testemunhas.

Formação

Alguns casos podem exigir qualificações específicas, mas geralmente o advogado criminalista possui um título de bacharel em trabalho social, outra área relacionada à justiça penal ou em ciências comportamentais. Muitas vezes também é requerido certo nível de experiência relevante desses profissionais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível