Carreira e dinheiro

Quais são as atribuições do tecnólogo-chefe em um hospital?

Escrito por linda covella | Traduzido por vinicius marques
Quais são as atribuições do tecnólogo-chefe em um hospital?

Um tecnólogo-chefe ou diretor de tecnologia de um hospital ajuda a maximizar a eficiência

Hospital Files image by PinkSony from Fotolia.com

As atribuições de um tecnólogo-chefe ou diretor de tecnologia em um hospital estão expandindo-se e tornando-se mais importantes. Com hospitais lutando para lidar com um maior número de pacientes e margens de lucro menores, novas tecnologias podem ajudar a otimizar muitas atividades hospitalares. Assim, um diretor de tecnologia irá desempenhar uma papel fundamental, avaliando e implantando as melhores tecnologias de informação médica.

Outras pessoas estão lendo

Informação e gerenciamento de tecnologia da comunicação

O diretor de tecnologia de um hospital, também conhecido como tecnólogo-chefe ou CTO, é responsável por gerenciar a tecnologia da informação e telecomunicações do estabelecimento. Isso inclui pesquisar e avaliar o melhor programa que suporta os sistemas clínicos utilizados em todo o hospital e em quaisquer hospitais afiliados ou clínicas médicas. O CTO deve assegurar que qualquer programa ou equipamento seja compatível com os sistemas existentes ou avaliar e decidir se um sistema completamente novo é necessário. Para decidir isso, ele consulta outros membros da equipe para descobrir os problemas do atual sistema e para determinar as necessidades do usuário. Em seguida, ele analisa os sistemas que atendem as necessidades específicas do hospital, como exigências estritas de privacidade, diagnóstico e tratamento do paciente, além da classificação, que se forem ineficiente e imprecisas pode resultar em um fluxo de caixa ruim e margens de lucro mais baixas.

O CTO está envolvido no desenvolvimento estratégico e na visão de futuro do hospital. Ele determina as necessidades do sistema no curto e longo prazo, em áreas como a compra de medicamentos, instrumentos e equipamentos; procedimentos médicos, cirúrgicos e de imagem, além de serviços de apoio para as funções comerciais do hospital. Ele trabalha em todas as áreas do hospital - médicas, comerciais e clínicas – para obter conquistas quanto à implantação de novas tecnologias, estabelecendo um prazo para alcançar esses objetivos. O CTO deve manter-se informado a respeito de novas legislações e garantir que as conquistas do hospital relacionadas à tecnologia da informação estejam em sintonia com os normativos atuais de saúde e aqueles ainda por vir relacionados a temas como privacidade e planos de saúde, por exemplo.

Gerenciamento de pessoal

O CTO também gerencia o pessoal que trabalha no setor de tecnologia da informação do hospital. Ele pode ter que entrevistar e contratar funcionários, bem como desenvolver e realizar sessões de treinamento para mostrar aos médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e funcionários da área comercial como usar um software médico especializado. O CTO lidera a equipe na implantação de novas tecnologias e ajuda a demonstrar o sistema a funcionários de outros hospitais que podem estar relutantes ou com medo de mudanças. Na verdade, para garantir o funcionamento eficiente de todos os sistemas de tecnologia da informação, ele acaba gerenciando as equipes médica, de tecnologia, de direção e comercial.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media