Quais são os benefícios do benchmarking?

Escrito por renee o'farrell | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os benefícios do benchmarking?
O benchmarking é a prática de medir o desempenho em comparação a um concorrente, principalmente aqueles que demonstram as melhores práticas (yellow tape measure image by .shock from Fotolia.com)

As práticas de benchmarking, também chamadas de "melhores práticas", podem ser definidas como a avaliação comparativa de desempenhos semelhantes que pode ser realizada por uma empresa, equipe ou indivíduo de mesmo tamanho relativo, que atuam no mesmo setor ou que estejam na mesma posição. Dessa forma, essas organizações podem comparar, e até mesmo se organizar, para imitar aqueles que demonstram excelência no desempenho. A atividade de benchmarking pode até soar estranha, como uma espécie de comparação isolada, mas o termo é usado para descrever o processo sistemático e contínuo para avaliar outras empresas, seus produtos, seus processos e serviços, a fim de determinar quem tem as "melhores práticas" e realizar melhorias considerando esses resultados.

Outras pessoas estão lendo

Transparência

Uma das grandes vantagens do benchmarking é a sua transparência. Ao praticar esse método, ou comparar os indicadores de desempenho, como os rendimentos ou o número de peças produzidas por minuto, o desempenho relativo de uma empresa fica muito claro, como acontece com o desempenho de um trabalhador. Esse sistema simplifica os objetivos da gerência e, como resultado, os torna viáveis. E, por essa razão, ele também pode aumentar a motivação e fornecer suporte para a formação de equipes.

Objetividade

O maior benefício oferecido pelo método é ele que tende a ser quantitativo (ou seja, apresenta números) ao invés de qualitativos e, como tal, é mais objetivo. Por exemplo, o benchmarking operacional pode produzir um objetivo claro de produção de 12 widgets (componentes de interface gráfica do usuário) por hora por trabalhador. Como alternativa, o benchmarking de gestão financeira pode produzir uma meta de R$ 1.000.000 por portfólio de cliente ou uma meta de lucro de 8%. Fica muito claro se essas metas serão cumpridas, o que leva a uma gestão de desempenho e, em muitos casos, a uma avaliação de funcionários mais racionalizada.

Imediato

O benchmarking também carrega a vantagem de ser imediato. A comparação do desempenho de uma empresa com o de outra é bastante simples e direto, e pode ser realizado de forma rápida. Isso permite que os resultados sejam aplicados imediatamente, mas também significa que a empresa pode ter produzido novas ideias para melhores processos, produtos ou acompanhamento do desempenho.

Conscientização

Além dessas características, o método fornece a percepção de que a empresa não atua sozinha no mercado, existem concorrentes e, mesmo que a empresa esteja apresentando um bom desempenho, o benchmarking mostra que ela pode fazer melhor. A comparação ajuda a organização a criar melhores estratégias, tomar decisões mais informadas, desenvolver políticas, determinar os melhores investimentos e melhorar a qualidade de cada indivíduo, da equipe ou da empresa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível