Mais
×

Quais são os benefícios do chucrute cru?

Atualizado em 17 abril, 2017

Você pode facilmente preparar chucrute usando repolho picado e sal. Esse chucrute fresco pode ser mais saudável que a versão enlatada, oferecendo vitaminas, minerais, fibras e benefícios probióticos à sua dieta. Entretanto, isso leva algum tempo e deve incluir a proporção correta de repolho e sal para evitar que estrague ou contamine com patógenos.

O chucrute oferece uma variedade de nutrientes essenciais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Oferece probióticos

O chucrute cru contém lactobacilos, um dos tipos de probióticos melhor estudados. Segundo a Extensão da Universidade da Flórida, os probióticos são bactérias benéficas que ajudam a melhorar a função digestiva, minimizam o risco de diarreia associada a antibióticos e, possivelmente, ajudam com a intolerância à lactose, a síndrome do intestino irritável e a doença inflamatória do intestino. Esses probióticos também podem ajudar a prevenir o câncer, de acordo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Teor nutritivo

Uma porção de meia xícara de chucrute contém cerca de 20 calorias, 1 g de proteína e 5 g de carboidratos, incluindo 3 g de fibras que correspondem a 13% do valor diário. Também oferece cerca de 10% do valor diário de ferro, 25% de vitamina C e quantidades significativas de vitamina K. As fibras ajudam a reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue e diminuem o risco de constipação e outros problemas digestivos. O ferro é necessário para a formação de células vermelhas, a vitamina C é para a cicatrização e a vitamina K para a coagulação do sangue.

Cru versus enlatado

O processo de enlatamento utiliza calor elevado, que pode reduzir os nutrientes do chucrute e também pode matar muitos dos probióticos benéficos, junto de bactérias potencialmente perigosas. A vitamina C é particularmente sujeita a perdas devido ao calor. Uma xícara de chucrute enlatado oferece apenas 35% do valor diário de vitamina C, comparado aos quase 50% no chucrute cru.

Considerações potenciais

Para fazer chucrute com segurança, você precisa de cerca de três colheres de sopa de sal para cada 2,5 kg de repolho. O sal em excesso interferirá na fermentação. Em quantidades baixas, não matará toda a bactéria ruim e o repolho apodrecerá. Isso faz com que o produto final tenha um teor bem alto de sódio: uma porção de meia xícara tem 740 mg, 31% do valor diário. Muitas pessoas já consomem muito sódio em sua dieta, o que pode aumentar o risco de pressão alta e doenças cardíacas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article