Quais os benefícios de contar histórias na pré-escola?

Escrito por nadria tucker | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os benefícios de contar histórias na pré-escola?
Contar histórias na pré-escola ajuda as crianças a aprender habilidades sociais e de compreensão (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Contar histórias é uma parte comum da vida. Muitas crianças e adultos contam histórias diariamente para amigos, familiares ou colegas de trabalho. No entanto, contar histórias pode ser mais do que um passatempo social; seus benefícios na escola são muitos. Os estudantes que contam histórias melhoram suas capacidades linguísticas, de aprendizado, criatividade e habilidades sociais. Desde a pré-escola, as crianças aprendem a contar histórias, e mesmo com pouca idade, suas mentes colhem os benefícios desta atividade.

Outras pessoas estão lendo

Linguagem

Contar histórias é usado em salas de aula para ajudar as crianças a desenvolver habilidades da linguagem oral. Crianças em idade pré-escolar, especialmente, podem se beneficiar de contar histórias, uma vez que as suas competências linguísticas não são avançadas o suficiente para uma sala de aula formal. Contando histórias, os alunos aprendem a colocar palavras e frases juntas em sentenças e parágrafos lógicos. Basear-se em competências linguísticas existentes é um importante objetivo de contar histórias em sala de aula e pode aumentar a confiança de uma criança em sua habilidade para comunicar ideias e percepções.

Compreensão

Contar histórias pode ensinar as crianças a ouvir e pode melhorar a sua compreensão da leitura. Habilidades de escuta são aperfeiçoadas quando as crianças tentam compreender as histórias de colegas. Além disso, contar histórias na pré-escola pode facilitar a transição para aprender assuntos avançados ao introduzir aos alunos novos padrões e conceitos desconhecidos, enfatizando a importância de ouvir e compreender.

Habilidades sociais

Na sala de aula, contar histórias pode ser usado para ajudar os alunos a compreender o mundo em torno deles, ensinando-os a criar mundos complexos, com personagens complexos. Os professores podem usar histórias para ajudar as crianças a compreender o medo, o amor, a diversidade, a amizade e outros conceitos complicados, que não são facilmente explicáveis. Contar histórias pode ensinar as crianças sobre as motivações e empatia ao considerarem os pensamentos e ações dos personagens. Crianças pré-escolares pode superar a timidez contando histórias na sala de aula para seus colegas.

Criatividade

Os alunos que participam da atividade de contar histórias desenvolvem a criatividade. Contar histórias exige que os alunos criem imagens com base em coisas que tenham visto ou imaginado. Criar histórias estimula a imaginação e incentiva as crianças a considerar o mundo ao seu redor, ensinando as crianças a combinar conceitos familiares de maneiras novas e diferentes. Ao incorporar vozes engraçadas ou gestos dramáticos, crianças pré-escolares aprendem a medir a reação do público e alterar as suas histórias de acordo com essa reação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível