Quais são os benefícios da execução dos 5S?

Escrito por eric dontigney | Traduzido por luis batista
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os benefícios da execução dos 5S?
A gestão dos 5S é comum em operações de manufatura. (factory image by cico from Fotolia.com)

Nos negócios, a implantação dos 5S representa uma metodologia de gestão de qualidade frequentemente aplicada em operações de fabricação ou de produção. Os 5S literalmente significam cinco palavras iniciadas com s (em inglês): utilização, ordenação, limpeza, higiene e autodisciplina. De acordo com a EMS Consulting Group, a implantação se passa pelo processo de remoção de itens desnecessários, reorganização do espaço, limpeza, desenvolvimento de procedimento e disciplina reforçada. Este processo possui diversos benefícios.

Outras pessoas estão lendo

Produtividade

Toda organização deseja aumentar a sua produtividade porque aumenta o retorno total sobre o investimento. Segundo a Strategos, o processo de implantação dos 5S, frequentemente, fornece esta melhoria. A remoção de itens desnecessários e maximização de eficiência de espaço de trabalho só pode ajudar a criar uma melhor produtividade pela diminuição de tempo perdido. Quanto menos tempo gasto na procura por itens desnecessários ou em movimento através do espaço de trabalho mal organizado significa mais tempo de trabalho.

Segurança

Segundo a Strategos, uma maior segurança faz parte dos benefícios da implantação dos 5S. Um ambiente de trabalho limpo, especialmente na fabricação, pode reduzir significativamente o número de acidentes sofridos pelos trabalhadores. Vazamentos de produtos químicos ou líquidos que passem despercebidos ampliam as chances de escorregões e quedas. Procedimentos de limpeza metódicos limitam a probabilidade de um evento como esse. A redução na quantidade de movimentos no ambiente de trabalho também minimiza esse risco, limitando a exposição a riscos desnecessários em outras partes da instalação. Isto fornece um benefício adicional de melhorar o moral, porque uma baixa incidência de acidentes transmite uma preocupação por parte do empregador para a segurança do trabalhador.

Redução de Desperdício

A Gestão da Qualidade relata que a implantação dos 5S normalmente produz uma redução nos itens perdidos e danificados. Um espaço de trabalho com uma boa organização permite aos trabalhadores substituir peças, minimizando o número de ferramentas perdidas. A gestão adequada das ferramentas e peças também diminui a probabilidade de uma ferramenta de dispersão ou de outro tipo danificar um produto durante o processo de produção. A ferramenta segura não pode ser utilizada em um produto semi-acabado. Manter a limpeza e práticas de organização reduz o desperdício por um longo prazo.

Compromisso do funcionário

De acordo com o EMS Consulting Group, a fidelização do funcionário com os princípios dos 5S é um dos principais objetivos da implantação dos 5S, pois eles serão os grandes responsáveis pelo seu uso na empresa. No entanto, os 5S também incentivam a participação dos trabalhadores no local de trabalho de design e manutenção. Esta incentivação serve para envolver os trabalhadores na sustentabilidade a longo prazo do local de trabalho e pode melhorar seu compromisso e orgulho no trabalho. A Strategos relata que melhorar o orgulho diminui o absenteísmo no trabalho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível