Mais
×

Quais são os benefícios do fubá?

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Quando o milho seco é moído e transformado em pó, ele recebe o nome de fubá, ou simplesmente farinha de milho. O fubá é adicionado a certas receitas, como pães e panquecas, mas também pode ser usado no preparo de polenta e aveias. Ele também é uma boa alternativa à farinha comum para pessoas sensíveis ao glúten ou que sofrem de doença celíaca. A farinha de trigo também fornece uma grande quantidade de nutrientes.

O fubá é o principal ingrediente da broa de milho (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Conceitos básicos

Uma porção de 100 gramas de fubá contém 384 calorias e 5,88 gramas de gordura, das quais 1 grama é saturada. O restante é encontrado na forma de gorduras insaturadas que são saudáveis para o coração. Um dos fatos mais impressionantes sobre a farinha de milho são os 10 gramas de proteína encontrados em apenas 100 gramas desse alimento. Essa quantidade representa 22% dos 46 gramas de proteína necessárias para a dieta diária básica de uma mulher, e 18% das 56 gramas necessárias para a dieta de um homem. O fubá não contém qualquer tipo de colesterol.

Uma excelente fonte de fibra

Cada porção de 100 gramas de farinha de milho contém 9,4 gramas de fibras. Isso representa 38% das 25 gramas de fibra que as mulheres devem consumir diariamente. De acordo com o Departamento de Agriculta dos Estados Unidos, o consumo da quantidade adequada de fibra pode ser útil para conter o risco de doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

Ferro, zindo, niacina e mais

A quantidade de 100 gramas de farinha de milho fornece 3 miligramas de ferro, o que representa 38% dos 8 mg necessários na dieta diária masculina, ou 17% dos 18 gramas que uma mulher precisa diariamente. O ferro é um elemento essencial para a manutenção dos glóbulos vermelhos, além de proteger o sistema imunológico. Esta mesma porção fornece 3,1 miligramas de zinco, ou seja, 39% dos 8 miligramas necessários no valor diário que deve ser consumido por uma mulher, e 28% dos 11 miligramas que o organismo masculino necessita. Você obterá também cerca de 2,5 miligramas de niacina, o que responde por 14% do que precisa ser consumido por uma mulher e 16% do que deve ser ingerido por um homem. Além disso, o fubá fornece outros elementos como magnésio, fósforo e potássio.

Incluindo o fubá na sua dieta

Para um café da manhã nutritivo, cozinhe fubá com água. Adicione um pouco de mel sobre a receita e acrescente nozes picadas para obter proteínas, fibras e vitamina E. Prepare uma versão mais salgada, também chamada de polenta, misturando pimentão vermelho assado e tomates secos. Também é possível substituir a farinha de rosca comumente usada no preparo de frango ou berinjela com parmesão por farinha de milho, uma ótima opção para pessoas sensíveis a glúten, pois o fubá não contém essa proteína.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article