Quais são os benefícios de um isolamento com spray de espuma de poliuretano?

Escrito por emily beach | Traduzido por bruno belli sinder
Quais são os benefícios de um isolamento com spray de espuma de poliuretano?
A instalação deve ser feita por um profissional (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O isolamento com spray de espuma e poliuretano é composto de polímeros orgânicos. Quando eles são misturados com água ou outro agente ativador, se expandem para preencher um dado espaço. Esse produto é usado pra o isolamento de paredes externas em residências e prédios comerciais. Costuma ser aplicado dentro da cavidade entre o revestimento externo do prédio e as paredes internas, ajudando a bloquear o escapamento e infiltração de ar. Assim como outros produtos de isolamento, a aplicação deve ser feita por profissionais.

Instalação

O maior benefício de um isolamento com poliuretano é a flexibilidade que ele proporciona. Enquanto a maioria dos produtos de isolamento deve ser instalada antes da finalização das paredes, o spray de espuma pode ser aplicado a qualquer momento. São feitos pequenos furos na parede da casa, e depois insere-se os aplicadores do spray nos buracos. O produto é aplicado dentro da parede, em estado líquido, e se expande rapidamente, preenchendo todos os espaços. Assim que o material preencher completamente a cavidade, ele mantém o formato, portanto não há nenhum perigo de uma expansão exagerada. Os furos devem então ser tapados, remendados e pintados, para que voltem ao revestimento original. Usar spray de espuma é uma das únicas maneiras que proprietários têm de aplicar um isolamento sem precisar derrubar paredes existentes.

Aumento da eficiência elétrica

De acordo com o departamento de energia dos Estados Unidos, adicionar isolamento nas paredes pode reduzir o desperdício de energia de uma casa em 30%. Isso pode significar uma redução no uso de aquecedores e condicionadores, que acaba resultando em contas de luz mais baixas e menos emissões de carbono na atmosfera. Uma casa com bom isolamento pode lhe permitir ter um ar-condicionado e aquecedor menor, economizando tanto em espaço quanto em dinheiro. A espuma de poliuretano é um bom isolamento devido ao seu valor "R", que mede a resistência do material à penetração térmica -- valores mais altos significam isolamentos melhores. O spray de espuma de poliuretano possuiu um valor "R" entre 3 e 3,5 para cada centímetro de espessura. Isso é quase o dobro do valor normal da fibra de vidro, que possui um valor "R" de 1,7 por centímetro.

Flexibilidade

Como a espuma de poliuretano se expande para preencher um espaço, ela oferece muitos benefícios para aqueles que precisam de um material de isolamento flexível. É muito útil para preencher áreas com formatos diferentes ou que possuam alguma obstrução pelo caminho. O spray de espuma também possibilita fazer o isolamento de paredes menores e mais finas, proporcionando mais flexibilidade em espaços comuns. Por fim, devido à sua grande versatilidade, os construtores têm muito mais flexibilidade ao enquadrar projetos. Enquanto um isolamento rígido precisa de um espaçamento preciso entre vigas, a espuma de poliuretano pode ser aplicada em aberturas de qualquer tamanho.

Propriedades superiores de barragem de ar

O spray de espuma consegue bloquear vazamentos de ar com mais eficiência que outros tipos de isolamento. Os materiais mais tradicionais, como placas de espuma rígida e fibra de vidro, podem sair do lugar com o tempo, deixando áreas abertas para o ar penetrar na casa. Além disso esses materiais raramente conseguem preencher completamente a cavidade da parede, deixando o ar livre para encontrar um caminho entre as seções de isolamento, por baixo ou por cima das paredes. O spray de espuma de poliuretano preenche completamente os espaços, deixando muito menos possibilidades de vazamentos de ar. O material também é mais denso que os outros, garantindo uma barragem impenetrável contra infiltrações e vazamentos de ar.

Custos

Embora o spray de espuma de poliuretano costume ser mais caro do que isolamentos rígidos, o custo final pode acabar sendo bem menor. O spray serve como isolamento e também como barreira de vapor e umidade, eliminando a necessidade de uma calafetagem externa ou de barreiras separadas para vapor. Isso economiza os custos com materiais, e também com as instalações. Ao invés de comprar e instalar quatro ou mais produtos, uma única aplicação de spray de espuma pode ser feita. Quando se compara o custo do spray de espuma com o custo total dos outros produtos, descobre-se que é uma opção mais viável. Além disso, o valor "R" mais alto da espuma contribuirá para uma redução nas contas de luz, resultando em uma economia ainda maior a longo prazo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível