Quais são os benefícios de usar pesos de tornozelos?

Escrito por gregory hamel | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os benefícios de usar pesos de tornozelos?
Pesos de tornozelo são mais seguros que halteres (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Pesos de tornozelos são faixas que se prendem em torno dos tornozelos, geralmente com velcro, e que contêm algum material pesado, como areia, barras ou esferas de metal, com o propósito de adicionar peso às pernas e construir a força durante os exercícios. Usar peso de tornozelos pode aumentar a efetividade dos exercícios, fornecendo resistência extra para as pernas.

Outras pessoas estão lendo

Intensidade

A maior vantagem no uso de pesos para tornozelos é que aumentam a intensidade dos exercícios envolvendo as pernas, para que uma sessão de exercícios possa durar menos e ainda ter o mesmo impacto em fortalecer as pernas. Esses pesos focam em construir a força e tonificação através de resistência aeróbica. Por exemplo, usar pesos de tornozelo para correr ou caminhar faz com que as pernas se cansem antes do coração e pulmões, o que é ótimo para aumentar a força das pernas, mas não tanto para fortalecer o coração e pulmões.

Alavancagem

Como o peso é colocado no fim da perna, a força de alavancagem que coloca na perna é alta quando as pernas estão estendidas. Isso significa que um peso relativamente leve pode ter um grande impacto na dificuldade de um exercício. Por exemplo, usar um peso de 1kg nos tornozelos aumenta a dificuldade de caminhar muito mais que se estivesse usando uma mochila de 2kg, pois a pressão da mochila é sobre o corpo. O peso de tornozelo exerce pressão em cada perna em um ponto distante do centro de massa do corpo.

Novos exercícios

Outro benefício do peso de tornozelo é que aumentar a resistência das pernas permite novos exercícios fortalecedores. Normalmente ações simples, como mover uma perna para um lado ou para a frente, não seriam bons exercícios para um atleta em forma, mas acrescentando um pouco de peso nas pernas pode transformar movimentos simples em exercícios difíceis. Eles também são muito úteis para aumentar a dificuldade de exercícios de resistência que usam o peso corporal, como flexões e mergulhos.

Conforto

Pesos de tornozelo geralmente são confortáveis de usar. O material sobre a pele é macio e o peso se prende à perna de maneira firme, para que possa se focar nos exercícios e não nos pesos. Aqueles feitos de materiais granulados, como areia ou esferas metálicas, são mais seguros que pesos sólidos e soltos quando derrubados. Um peso de tornozelo de 3kg pode ser derrubado sobre o pé sem muitos danos, mas um haltere do mesmo peso pode facilmente quebrar um osso.

Pontos negaivos

Apesar das desvantagens, pesos de tornozelo podem também ter inconvenientes significantes: causam mais impacto nas articulações, o que aumenta as probabilidades de machucados. Não são recomendados para corridas ou caminhadas. O uso prolongado pode causar hiperextensão das articulações após serem removidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível