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Quais são os benefícios de um programa de atendimento ao cliente eficaz?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Qualquer empresa garante que sem clientes, não existem negócios. Os clientes são a espinha dorsal do negócio, bem como os meios pelos quais os empregados recebem salários, por isso é importante ter um programa de atendimento eficaz. Representantes de serviço ao cliente bem treinados e eficazes valem ouro por manterem clientes, fazerem novas vendas e terem boa vontade. O dinheiro investido ensinando habilidades de atendimento ao cliente aos funcionários é bem gasto, e todos na sua empresa irão se beneficiar ao aprender habilidades de atendimento ao cliente.

Atendimento ao cliente (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

A alegria gera alegira

A chave para fazer funcionários felizes é a criação de uma equipe de trabalho, construída baseada em relacionamentos tanto pessoais quanto de negócios. Cada funcionário deve sentir-se conectado aos outros; tudo se resume a todos percebendo que eles precisam uns do outros para serem bem-sucedidos. Quando há sucesso, todos aplaudem. Quando falhas acontecem, todos trabalham juntos para garantir que isso não aconteça novamente. Quando esta equipe se desenvolver, o atendimento ao cliente melhora. Funcionários de atendimento ao cliente (as pessoas que passam a maior parte do tempo lidando com compradores em potencial) estão felizes em seus empregos e isso transparece ao falar com o cliente. Alguma vez esteve em uma empresa e sentiu a tensão no ar? Isso dá uma sensação ruim que não faz com que você queira perguntar sobre os produtos ou ficar no local. Funcionários felizes criam uma atmosfera acolhedora, mesmo sem perceber que estão fazendo isso.

Treinamento de atendimento ao cliente

Um treinamento em atendimento ao cliente deve incluir todas as pessoas na empresa. Incluir o zelador pode parecer bobagem, mas você nunca sabe quando um cliente irá bater na porta depois do comércio fechar para fazer uma pergunta. Fazendo até mesmo do zelador parte da equipe comunica que todos são uma parte importante da empresa.

Faça uma sessão de treinamento divertida, importante e não-opcional. Levar comida é sempre uma boa ideia, assim como refrigerante ou café. Peça para um estagiário atender ao telefone e anotar recados. Mostre a todos como isso é importante para a empresa. Há muitos produtos de treinamento de atendimento ao cliente no mercado, e você deve usar o melhor que conseguir pagar. Este é, afinal, um importante investimento para o futuro da sua empresa.

Os benefícios do treinamento de atendimento ao cliente

Manter um cliente é muito mais fácil do que encontrar um novo, por isso você deve sempre se esforçar para manter seus clientes atuais felizes. Este fato por si só já poupa dinheiro. Se os seus clientes atuais estão felizes, isso significa que eles provavelmente não só irão comprar com vocês novamente, mas talvez recomendem os seus serviços a terceiros. Essa é uma situação em que todos saem ganhando e um grande benefício de um bom serviço de atendimento.

Em um mundo onde é muito fácil comparar as coisas, o atendimento ao cliente pode ser o elemento que favorece sua empresa. Se um comprador em potencial já ouviu falar de um contato de negócios que o seu serviço é excelente, essa pode ser a razão pela qual ele resolveu comprar com vocês.

Se puder premiar sua equipe ou até mesmo os funcionários exemplares por demonstrar boas habilidades de atendimento ao cliente, todo mundo irá tomar conhecimento e trabalhar um pouco mais. Placas gravadas são uma ótima ferramenta de reconhecimento

Seus clientes irão ver a sua empresa trabalha em conjunto para o bem do cliente, um benefício que eles vão experimentar em primeira mão. Seu nome será o primeiro de que eles irão lembrar quando estiverem prontos para comprar novamente.

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