Quais são os benefícios da testosterona?

Escrito por eric dontigney | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os benefícios da testosterona?
A testosterona representa um papel importante na energia masculina (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

O principal hormônio masculino ou andrógeno, a testosterona, desempenha um papel crítico na saúde e no desenvolvimento masculino, de acordo com Seekwellness.com. Ela também desempenha um papel menor no desenvolvimento feminino. A manutenção de um nível adequado de testosterona através de uma dieta adequada, exercício e gerenciamento de peso fornece uma ampla variedade de benefícios para os homens.

Outras pessoas estão lendo

Desenvolvimento

Um aumento significativo da produção de testosterona em homens desencadeia o início da puberdade, quando o corpo começa a se desenvolver para a maturidade sexual e física. A testosterona permite que o corpo aumente a densidade óssea e a massa muscular durante esse período, relata o Seekwellness.com. Ela também causa a maturação dos órgãos sexuais.

Libido e saúde do coração

A Mayo Clinic relata que a queda na produção de testosterona com a idade contribui para a diminuição da libido, bem como o desenvolvimento de infertilidade. Manter níveis mais elevados de testosterona pode ajudar a manter os homens com a libido ativa e reter a capacidade de desempenho sexual, reduzindo assim a probabilidade de infertilidade com o envelhecimento. Ter uma vida sexual ativa também ajuda a aumentar a testosterona, tornando uma um pouco inter-relacionada com a outra. No entanto, embora não seja um efeito direto da testosterona, a vida sexual ativa pode ocorrer como um efeito indireto dos níveis de testosterona mais elevados que ajudam a prevenir derrames e ataques cardíacos, de acordo com o artigo do dia 9 de março de 2008, em ABCNews.com.

Energia

A testosterona também contribui para os níveis de energia do homem. Um artigo de 10 de agosto de 2009, publicado pela ABCNews.com, relata que até 25% dos homens que sofrem com os níveis mais baixos de testosterona experimentam letargia ou sensação de cansaço. Os níveis normais de testosterona ajudam a mantê-los sentindo-se enérgicos e ativos. Uma vantagem relacionada à testosterona é que ela desempenha um papel importante na manutenção de um padrão de sono normal, o que também pode melhorar os níveis de energia.

Controle de peso

A testosterona auxilia o organismo a controlar os níveis de gordura. Quando os níveis de testosterona caem, de acordo com a Mayo Clinic, os níveis de gordura corporal tendem a subir, enquanto a massa e a força muscular tendem a diminuir. No entanto, a testosterona sozinha não consegue controlar os níveis de gordura corporal. Dietas ricas em gordura e o alto consumo de álcool podem causar ganho de peso, reduzindo os níveis de testosterona.

Bem-estar emocional

Níveis mais altos de testosterona levam a um maior sentimento de confiança e liderança. De acordo com um artigo de abril de 2010, em "Men's Health", a testosterona aumenta o desejo e a ambição, em parte, por estimular a amígdala, que ajuda a controlar os sentimentos de agressão. Enquanto muita agressão pode ter efeitos contraproducentes, muito pouca agressão dirigida à testosterona pode deixar um homem se sentindo apático.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível