Quais são os benefícios de tração nas quatro rodas?

Escrito por dennis hartman | Traduzido por erisana victoriano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os benefícios de tração nas quatro rodas?
Novos modelos dão aos motoristas mais opções de tração nas quatro rodas (Christopher Ziemnowicz/commons.wikimedia.org)

Tração nas quatro rodas, que geralmente refere-se a veículos com sistemas de tração em quatro rodas o tempo todo, pode ser uma característica extremamente útil em carros, caminhões e carros esportivos que são pilotados sob condições desafiadoras. Novos modelos com tração em quatro rodas dão aos motoristas mais opções do que nunca, e compreender suas vantagens é importante para escolher ou não comprar um veículo com tração nas quatro rodas.

Outras pessoas estão lendo

Tração

A maior vantagem dos sistemas de tração em quatro rodas é a tração superior. Já que todas os quatro rodas são capazes de impulsionar o veículo para frente, ele pode prosseguir andando até mesmo se uma ou duas rodas perder a tração devido a superfícies escorregadias como gelo, neve ou lama. Alguns carros com tração nas quatro rodas e minivans apenas direcionam a força para as rodas traseiras quando começam a escorregar, mas até mesmo esse modelo é útil, pois oferece tração adicional quando for necessário.

Desempenho

O desempenho e manuseio são razões para alguns carros serem equipados com tração nas quatro rodas. Carros esporte se aproveitam da tração adicional até mesmo nas superfícies secas para alcançar aceleração mais rapidamente. Nesses casos, tração em quatro rodas quer dizer que mais força do motor pode ser transferida para a estrada imediatamente. A direção é também melhorada em veículos com tração nas quatro rodas, pois as rodas da frente podem ser mais devotadas à direção (ganhando tração para os lados) do que direção (ganhando tração para frente).

Distribuição de peso

Parte da vantagem do desempenho de sistemas de tração nas quatro rodas vem da melhor distribuição de peso. Como componentes adicionais são necessários para transferir força para as rodas traseiras, mais do peso do veículos está localizado na parte de trás. Isso equilibra o peso do motor, que faz a roda da frente dirigir veículos mais pesados na frente. A melhor distribuição de peso oferece maior consistência na direção e permite que os motores distribuam mais igualmente o estresse do peso do veículo ao longo de sua estrutura.

Capacidade fora da estrada

Muitos caminhões e carros esportivos para uso fora da estrada têm como característica sistemas de tração nas quatro rodas. Isso permite que sejam pilotados em terrenos desiguais em que uma ou mais rodas podem se distanciar da superfície da estrada não oferecendo tração. O veículo pode continuar a se mover desde que haja contato suficiente entre a superfície da estrada e outras rodas. Esses veículos com tração nas quatro rodas são mais capazes de se mover em superfícies lamaçadas ou em água rasa.

Desvantagens

Há muitas desvantagens em sistemas de tração em quatro rodas que deveriam também ser consideradas. Como a força é enviada para as quatro rodas todo tempo ou parte dele, os veículos com tração nas quatro rodas significam prejuízo em termos da eficiência no combustível. Sistemas de tração nas quatro rodas custam mais para ser produzidos e fabricados, tornando os veículos que usam esses sistemas mais caros do que os que possuem tração em duas rodas. Finalmente, a tração nas quatro rodas pode dar uma falsa sensação de segurança e encorajar a direção em condições extremas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível