Quais são boas opções de acompanhamentos para servir com lasanha?

Escrito por cheyenne cartwright | Traduzido por cassiane ogliari
Quais são boas opções de acompanhamentos para servir com lasanha?
Lasanha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Uma saborosa lasanha pode ser um desafio não apenas pela sua preparação, mas também pela construção do prato de forma geral. Por exemplo: o que pode ser servido com lasanha e o que combina com um prato pesado como este? Temos aqui algumas sugestões.

Lasanha

A lasanha, em sua forma tradicional, é uma obra-prima italiana, feita com molho de carne, muçarela, ricota ou queijos parmesão e largas tiras de massa colocadas em um recipiente raso para ser cozido até dourar. Embora alguns cozinheiros criem versões que quebram esse padrão, a lasanha a bolonhesa é geralmente um prato pesado. Pensar em acompanhamentos para servir com este prato desafia, portanto, até mesmo os cozinheiros mais criativos.

Quais são boas opções de acompanhamentos para servir com lasanha?
Pedaço de lasanha servido no prato (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Tédio dos acompanhamentos

A única solução óbvia e geral para o dilema de qual acompanhamento servir com lasanha é salada verde e pão. Com certeza nada poderia ser tão fácil de preparar, mas trata-se de uma combinação sem graça. Porém, utilizando estes ingredientes básicos como ponto de partida, pode-se chegar a alternativas criativas e deliciosas.

Quais são boas opções de acompanhamentos para servir com lasanha?
Salada verde (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Três saladas

Para uma refeição genuinamente italiana, tente fazer uma salada com rúcula e erva-doce, como a sugerida por Marcella Hazen. O tempero da rúcula contrasta bem com o doce e leve sabor da erva-doce. Para fazer essa salada, corte a rúcula, lave e corte a erva-doce muito fina e, em seguida, coloque um pouco de azeite de oliva, suco de limão, sal e pimenta.

Uma versão reduzida de uma salada também pode ser um acompanhamento refrescante. Elas geralmente incluem carnes frias e queijos, mas uma tigela com alcachofras marinadas, tiras de pimentão vermelho assadas e azeitonas pretas, misturadas com um vinagrete leve, combinaria perfeitamente com o rico sabor da lasanha.

Outra possibilidade, ainda mais simples do que esta, é uma salada frisée, com folhas de chicória crespa lavadas e picadas com um vinagrete cítrico mais forte. O sabor mais amargo da salada e o molho utilizado darão um equilíbrio para a rica e saborosa massa .

Quais são boas opções de acompanhamentos para servir com lasanha?
Salada de massa (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)

Pães

A bruschetta é um tipo de pão francês ou italiano de boa qualidade. Tente utilizar esta base de pão cortado em pedaços grandes, grelhado ou assado até dourar, depois passe alho fresco e azeite de oliva. Com este tempero, a bruschetta combina muito com pratos ricos, como a lasanha.

Você também pode fazer um prato mais elaborado com a bruschetta. Como a maioria das lasanhas tem muito queijo, adicioná-lo à bruschetta pode deixar este acompanhamento muito pesado. Mas você pode cobrir a bruschetta com algumas folhas de manjericão fresco bem picadas para destacar o sabor do tomate do molho de carne.

O bom e velho pão de alho também pode ser uma boa combinação para sua lasanha. Comece misturando um terço de xícara de manteiga amolecida com três dentes de alho frescos bem picados. Em seguida, corte uma fatia de pão francês ou italiano em fatias de 1 centímetro, passando cada fatia, em ambos os lados, na mistura de manteiga. Enrole o pão no papel alumínio e coloque-o no forno de 180° C para aquecer bem. Se você cuidar bem do tempo de preparação, pode até colocar o pão no forno no momento que tirar a lasanha. Isso porque o prato da lasanha precisa aguardar alguns minutos antes de ser servido para estar mais firme. No momento que o prato estiver pronto para servir, o pão também vai estar.

Quais são boas opções de acompanhamentos para servir com lasanha?
Pão de alho com lasanha (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)