Quais são alguns bons exercícios para um zagueiros jovem?

Escrito por derek dowell | Traduzido por matheus fragoso
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Quais são alguns bons exercícios para um zagueiros jovem?
A posição adequada dos pés é importante para a posição de zagueiro (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

A posição de zagueiro é a mais desafiadora no futebol americano e, indiscutivelmente, a mais difícil de ser jogada em todos os esportes. A combinação de conhecimento e habilidade exigidas fazem com o que o treinamento para os jovens talentos comecem antecipadamente. Além da força e da condição física, o zagueiro precisar trabalhar para desenvolver a movimentação dos pés, o controle de força e precisão nos arremessos. Uma base sólida dessas habilidades em níveis iniciais, proporciona aos jovens zagueiros a chance de obterem sucesso na posição em níveis de competição.

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Condicionamento

A questão está lançada: caso exista um programa de musculação para zagueiros de futebol americano, com que frequência o programa deve acontecer? A musculação vêm sido exigida por técnicos americanos de ensino médio, mas, para jogadores no ensino fundamental, fica a critérios dos pais decidir quando ela deve começar. Com jogadores mais novos, o foco em atividades ao ar livre pode ser a melhor escolha para treinamentos.

A movimentação dos pés

Um zagueiro precisa ser ágil para completar os padrões de três, cinco e sete passos e jogar a bola para o passe. A posição também exige movimentação complexa ao executar jogadas que simulam outras jogadas e o passe de bola de mão-a-mão para o jogador de ataque. Exercícios específicos melhoram a velocidade e os exercícios para coordenação incluem o futebol, pular corda, e os exercícios tradicionais com cordas e pneus, tipicamente associados com o futebol americano. Um treinador atento poderá observar o zagueiro realizando seus passes e oferecer sugestões de como melhorar o posicionamento dos pés.

Força dos braços

Mais do que qualquer outra, a zaga é considerada uma posição onde se realiza muitos arremessos. Os pais e os treinadores devem começar a por em forma os braços dos jogadores com exercícios de controle como os de arremessos. Para realizar esse tipo de exercícios, é preciso ficar a uma distância de 9,1 metros. O zagueiro deve fazer passes tecnicamente corretos nessa distância. Preste atenção se o zagueiro movimenta corretamente os quadris e completa a movimentação do corpo após ter realizado o arremesso. Após alguns arremessos nessa distância, desloque o recebedor 3 metros mais distante e realize o processo novamente. Repita o procedimento até alcançar a marca de 18 metros.

Precisão

Um zagueiro com braços velozes e uma péssima mira não é um zagueiro de verdade. Os exercícios de precisão de arremessos devem ser incorporados no processo de treinamento o quanto antes. Uma maneira de treinar os arremessos é estabelecer alvos fixos em pedestais em diversas distâncias e pedir para que os zagueiros derrubem-nos com os arremessos. Outra maneira é pendurar um pneu em uma corda, balançar o pneu e pedir para que os jogadores tentem passar a bola por dentro do buraco do pneu em distâncias diferentes.

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