Quais são as características ambientais da tundra?

Escrito por randall pierce | Traduzido por beatriz palma
Quais são as características ambientais da tundra?

A tundra ártica é um dos dois tipos de tundra que existem

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A tundra é o mais frio de todos os tipos de habitats, também conhecidos como biomas. Existem dois tipos de tundra: a alpina e a ártica. A tundra alpina pode ser encontrada acima da linha de árvores nas montanhas mais altas da Terra. A tundra ártica localiza-se no hemisfério norte e se estende do polo norte em direção ao sul, até encontrar as florestas do norte do Canadá e da Rússia. Há algumas características que são apresentadas pelos dois tipos de tundra.

Outras pessoas estão lendo

Clima frio

Devido a sua localização, as tundras são extremamente frias. A temperatura média da tundra ártica no inverno é de -34 graus Celsius, enquanto que, durante o verão, ela chega a aproximadamente 5 graus. As temperaturas em ambas as tundras ficam mais do que congelantes durante a noite, mesmo no verão. Ainda que não sejam classificadas como desertos, as tundras são muito secas e expostas ao vento.

Vegetação e vida selvagem

As tundras, ainda que sejam muito frias e secas, apresentam uma quantidade surpreendente de vegetação e animais. A diversidade, no entanto, é pequena se comparada aos outros biomas. Sua flora e fauna são altamente adaptadas para lidar com o ambiente extremo. As plantas tendem a ser baixas, menos complexas e sem sistemas significantes de raiz. Os animais que permanecem ativos durante o inverno possuem um ótimo isolamento térmico para conseguir sobreviver. Os outros costumam hibernar ou migrar para escapar das temperaturas drásticas do inverno.

Solo

A parte mais externa do solo da tundra é muito fina, e a camada logo abaixo dela é constituída principalmente de cascalho e outros materiais finos. O subsolo encontra-se permanentemente congelado, sendo chamado de "permafrost". A pequena camada superior do solo é composta por matéria vegetal morta e decadente e demora um longo tempo para se formar. Devido às condições do permafrost, o solo da tundra ártica é pouco absorvente, o que contribui para a formação de pântanos, que abastecem água às plantas e animais.

Estações curtas

Devido às altitudes extremas da tundra alpina e à grande latitude da tundra ártica, as estações de germinação são extremamente curtas. Na tundra alpina, essa estação permanece por 180 dias, enquanto que na tundra ártica a duração vai de 50 a 60 dias. Portanto, as plantas e os animais precisam se reproduzir e crescer rapidamente. Isso também causa grandes oscilações nas populações, onde os animais ficam presentes durante a estação propícia para o crescimento e vão embora antes de que as condições de vida fiquem muito extremas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media