Quais são as características do pensamento crítico e criativo?

Escrito por suzanna didier | Traduzido por arthur mello
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as características do pensamento crítico e criativo?
Usar habildiades de pensamento crítico e criativo ajuda você a solucionar uma grande variedade de problemas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Você usa suas habilidades de pensamento crítico e criativo com tanta frequência, que você talvez não perceba que está usando, ainda que elas sejam vitais para o crescimento e sucesso no trabalho e em casa. Sempre que você está envolvido em solucionar problemas efetivamente, você está usando sua criatividade para gerar possíveis soluções e seu pensamento crítico para avaliar sua utilidade.

Outras pessoas estão lendo

Características do pensamento crítico

Em sua essência, o pensamento crítico é um processo contínuo de assumir o controle de sua mente para aumentar a qualidade de seus pensamentos e viver uma vida racional e razoável. De acordo com o site Critical Thinking, o pensamento humano é cheio de preceitos e preconceitos, erros de raciocínio e regras sociais não examinadas que deveriam ser examinadas, buscando verdade e validade. Componentes de um exame sistemático incluem levantar questões vitais, considerar respostas alternativas, evitar explicações simplistas e reconhecer o impacto que suas ações terão nos outros. Pensamento crítico é diretamente oposto ao comportamento impulsivo.

Características do pensamento criativo

O pensamento criativo é um primo próximo do pensamento crítico, já que envolve olhar as coisas de uma nova perspectiva, e gerando diversas soluções para um problema e evitando soluções que sejam muito simplistas. Ele difere do pensamento crítico ao permitir espaço para o improviso, envolver ideias malucas e se beneficiar de uma abordagem descontraída. Um objetivo do pensamento criativo é liberar sua mente de costumes e normas para que você possa abordar um problema de forma incomum ou nova. O pensamento criativo envolve habilidades como pensamento associativo, brainstorming e originalidade.

Pensamento crítico no trabalho

Em seu artigo "Habilidades para o pensamento crítico e criativo", Robert M. Sherfield afirma que habilidades de pensamento crítico são essenciais no ambiente de trabalho atual, que é menos dependente de trabalho físico e mais dependente da inteligência e do pensamento. Exemplos de habilidades de pensamento crítico em uso no local de trabalho incluem pesquisa, análise estatística, usar análise restrita e cuidados ao julgar situações e colegas de trabalho, classificar e sequenciar informação, reconhecer padrões, fazer previsões e cálculos.

Pensamento criativo no local de trabalho

Sherfield afirma que pensamento criativo é tão importante para um local de trabalho bem-sucedido quanto o pensamento criativo porque impulsiona a humanidade para a frente. Pensadores criativos eficientes demonstram a coragem necessária para encontrar novas estratégias, técnicas inovativas e soluções incomuns e as põe em ação. Essa abordagem promove o pensamento divergente e estimula a curiosidade. Em um ambiente de trabalho, as pessoas geralmente usam o pensamento criativo para solucionar problemas, lidar com crises, escrever anúncios, melhorar produtos e processos e resolver qualquer situação onde é necessária uma nova solução.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível