Quais cargos formam o conselho de diretores de uma empresa?

Escrito por rick chaney | Traduzido por fernanda campello
Quais cargos formam o conselho de diretores de uma empresa?
O conselho de administração supervisiona a operação de uma empresa (conference table image by Salem Alforaih from Fotolia.com)

O conselho de administração é uma das partes mais importantes de uma empresa. Ele é composto por pessoas de confiança, podendo ou não ter participação nos lucros ou serem acionistas da empresa. Essa equipe fornece ideias e orientações para ajudar a organização a alcançar seus objetivos e metas. Os membros do conselho contam com suas habilidades e competências desenvolvidas em anos de experiência corporativa.

Presidente do conselho

O presidente do conselho transmite informações sobre o estado da organização e quaisquer questões de interesse para o presidente executivo, bem como toda a diretoria. O presidente do conselho também ajuda a monitorar o planejamento e relatórios financeiros, e avalia o desempenho tanto do presidente executivo quanto dos demais membros do conselho. O presidente do conselho avalia o desempenho global da empresa ou organização garantindo que a missão da organização seja observada e que as metas sejam cumpridas. As reuniões são realizadas regularmente para manter o controle do progresso das atividades da organização, mas o presidente do conselho pode convocar uma reunião especial se necessário. Ele também é considerado um membro geral do conselho de administração, tendo o mesmo poder de voto dos outros membros do conselho.

Vice-presidente do conselho

Na ausência do presidente do conselho, o vice-presidente dá suporte ao conselho de administração como um todo. O vice-presidente assume as mesmas responsabilidades do presidente na sua ausência. Também considerado um membro do conselho, ele trabalha em conjunto com os outros funcionários, reportando-se ao presidente do conselho. O vice-presidente também tem poder de voto. Esta posição pode preparar um diretor para futuramente assumir a presidência do conselho.

Secretário

Além de ser um membro do conselho com poder de voto, o secretário prepara a ata da reunião e também gerencia a sua distribuição. Ele ajuda a arquivar a documentação das reuniões por meio de registros e arquivos. O secretário deve garantir que as reuniões sejam conduzidas de acordo com o estatuto social da empresa. O conselho de administração é informado sobre outras reuniões e eventos dentro da organização pelo secretário. Em alguns casos, o diretor-executivo acumula também essa função.

Tesoureiro

Por causa da sua experiência na área de finanças, o tesoureiro prepara os relatórios fiscais da organização, incluindo o orçamento anual, que deve ser aprovado pelo conselho. O tesoureiro fornece previsões financeiras bem como outros relatórios de temas correlatos, incluindo a análise de despesas e lucros para um dado mês ou trimestre. O tesoureiro pode votar com outros membros do conselho.