Quais são as causas de aftas bucais?

Escrito por china zmuida | Traduzido por marcos paulo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de aftas bucais?
Aftas orais podem ter várias causas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Aftas são causadas por acúmulos de um fungo conhecido como Cândida albicans. Se você tem aftas bucais, lesões brancas (que se parecem com queijo cottage) aparecerão na sua língua ou na parte de dentro das bochechas. Se o fungo se espalhar, sua gengiva, amígdalas, garganta e céu da boca apresentarão lesões. A severidade da afta pode fazer com que atividades como escovar os dentes, comer ou engolir se tornem dolorosas. Há várias razões para as aftas orais ocorrerem, como um sistema imunológico comprometido.

Outras pessoas estão lendo

Seu corpo

Seu corpo naturalmente hospeda vários microrganismos em seu interior. Bactérias benéficas se alimentam de nutrientes ingeridos por você e, em troca, fornecem ajuda para seu sistema imune. Caso o equilíbrio dessas bactérias esteja afetado -- por exemplo, por medicações como antibióticos -- bactérias ruins, como a afta, podem se desenvolver.

HIV/SIDA

De acordo com a Mayo Clinic, se você se infecta pelo vírus da SIDA, as células do seu sistema imunológico começam uma autodestruição. Infecções que seu corpo era capaz de eliminar caso não estivesse infectado podem ser contraídas mais facilmente. Com o progresso da SIDA, a inabilidade de lutar contra infecções permite que fungos, como a afta oral, se desenvolvam.

Câncer

Tratamentos de câncer como a quimioterapia e radioterapia enfraquecem seu sistema imunológico. Seu corpo perde a capacidade de lutar contra infecções e seu sistema imunológico fica susceptível a a ataques de doenças e infecções. Aftas orais são comuns em pacientes que têm câncer.

Diabetes

Se você sofre de diabetes, é passível de ter aftas em algum grau. Quando o açúcar do sangue não é controlado ou uma doença não é tratada, pode acontecer o desenvolvimento de aftas. A saliva de sua boca contém uma quantidade elevada de açúcar e o fungo alimenta-se e cresce a partir dele. Como resultado, a afta cresce e se espalha.

Infecções fúngicas

Infecções fúngicas contêm os mesmos fungos que causam aftas orais. Se você tem uma infecção fúngica, pode passar cândida para seu filho quando ele nascer. A criança pode desenvolver afta na boca. Além disso, se você está ingerindo antibióticos, podem sair no leite materno e, como resultado, causar aftas orais em seu filho. Isso pode ser difícil de tratar, já que a afta fica se transferindo de mãe para filho por meio da amamentação.

Tratamento

É importante procurar tratamento se você está tendo dificuldades em engolir ou se sentir que há comida presa em sua garganta. Isso vale especialmente para crianças, em quem as aftas podem ser muito dolorosas. Uma vez que a afta oral é um sintoma de diabetes, procurar um profissional é importante. Antibióticos podem ser necessários para o tratamento da infecção. Limpar a boca com violeta de genciana pode ajudar, mas consulte um médico primeiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível